Hamilton vence corrida caótica na Arábia e empata na liderança do mundial de F1

Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, realizado neste domingo (5) em Jeddah. Foi a nona vitória de Hamilton na temporada e a 103ª de sua carreira. Com o resultado, Hamilton e Max Verstappen estão empatados em pontos no mundial, mas o piloto da Red Bull lidera pelas suas 10 vitórias na temporada.

Verstappen, piloto da Red Bull, foi o segundo colocado, enquanto Valtteri Bottas ultrapassou Esteban Ocon na reta da bandeirada final para subir ao pódio na terceira posição.

Ocon, que chegou a liderar a corrida, cruzou a linha de chegada na quarta posição e conseguiu bons pontos para a Alpine. Do outro lado da garagem, Fernando Alonso chegou a rodar na corrida e terminou fora dos pontos em 13º.

A McLaren terminou dentro dos pontos com sua dupla de pilotos. Daniel Ricciardo foi o quinto, enquanto Lando Norris foi o 10º, somando ambos 11 pontos para a equipe de Woking.

Na briga pela terceira posição entre os construtores, a Ferrari somou 10 pontos com Charles Leclerc em sétimo e Carlos Sainz em oitavo. A dupla travou disputas duras durante a corrida, e quase se tocaram em alguns momentos, mas Leclerc levou a melhor no fim.

Antonio Giovinazzi terminou a corrida em 10º. O italiano fez sua penúltima corrida como piloto da Alfa Romeo na F1 e vai ser companheiro de equipe do brasileiro Sérgio Sette Câmara na Fórmula E na próxima temporada.

A corrida

A largada foi tranquila em Jeddah, apesar dos perigos que a pista revelou durante o fim de semana. Hamilton manteve a liderança, enquanto Bottas segurou Verstappen em terceiro.

Mesmo depois da direção de prova liberar o uso do DRS, os três primeiros tinham vantagem suficiente para não serem ameaçados. Hamilton liderava tranquilo, seguido por Bottas e Verstappen.

Mas na volta 10, Mick Schumacher acertou em cheio as proteções e trouxe o safety car para a pista. Rapidamente, a Mercedes chamou Hamilton aos boxes e trocou os pneus médios do britânico por duros novos. Bottas até tentou segurar Verstappen, mas o holandês optou por se manter na pista e assumiu a P1.

Algumas voltas depois, a direção de prova mostrou a bandeira vermelha. Verstappen pode trocar seus pneus.

Na relargada, Hamilton passou Verstappen, mas o holandês foi para fora da pista e retomou a posição. Com isso, Esteban Ocon subiu para a P2. Mas Sergio Perez e Nikita Mazepin trouxeram a segunda bandeira vermelha depois de baterem, em momentos diferentes, no meio do pelotão.

A corrida ficou interrompida por mais alguns minutos. A direção de prova puniu Verstappen, que teve que largar atrás de Hamilton em terceiro. Ocon largou em primeiro, seguido por Hamilton e Verstappen.

Na segunda relargada, Hamilton assumiu a dianteira, mas na freada na Curva 1, Verstappen mergulhou por dentro para ser o líder. Hamilton ainda perdeu sua posição para Ocon, mas retomou a P2 na volta seguinte.

Yuki Tsunoda acertou Sebastian Vettel na curva 2 e trouxe um safety car virtual. Os dois conseguiram voltar à pista, enquanto o japonês da AlphaTauri perdeu sua asa traseira e teve que ir aos boxes para colocar uma nova. O incidente foi para análise dos comissários e Tsunoda foi penalizado em cinco segundos.

A corrida teve seu reinício na volta 24, das 50 previstas para o GP da Arábia Saudita. Verstappen liderava, seguido por Hamilton, Ocon, Ricciardo e Bottas – completando os cinco primeiros.

Fernando Alonso rodou, mas conseguiu escapar das proteções e retornou à pista. Uma volta depois, Vettel e Kimi Raikkonen se encontraram. Um novo safety car virtual foi ativado para a limpeza dos destroços.

Na volta 30, novamente o safety car virtual. Dessa vez um pouco mais longo, para a limpeza dos destroços que estavam por toda a pista.

O sinal verde foi mostrado na volta 33. Verstappen mantinha mais de um segundo de vantagem para o segundo colocado Hamilton e, com isso, não permitia que seu rival usasse o DRS para tentar uma aproximação.

Faltando 15 voltas para o fim, Hamilton se aproximou de Verstappen perigosamente, mas o safety car virtual foi ativado novamente.

Na volta 36, Hamilton já podia usar o DRS para se aproximar de Verstappen. Hamilton colocou por fora, mas os dois se tocaram na Curva 1. O incidente foi para investigação dos comissários, que decidiram que Verstappen precisava devolver a posição.

Verstappen diminuiu a velocidade na reta, mas Hamilton acabou acertando a traseira do piloto da Red Bull e teve sua asa dianteira danificada. Instantes depois, a direção de prova puniu Verstappen em cinco segundos.

Hamilton ainda ultrapassou Verstappen algumas voltas depois, no fim do giro 43, e venceu a corrida com facilidade.

Confira o resultado final do GP da Arábia Saudita de F1:

1) Lewis Hamilton (Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
3) Valtteri Bottas (Mercedes)
4) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
5) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
6) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
7) Charles Leclerc (Ferrari)
8) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
9) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
10) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
13) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
15) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
OUT) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
OUT) George Russell (Williams/Mercedes)
OUT) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
OUT) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon