A Hankook confirmou sua participação no próximo processo de licitação de pneus da Fórmula 1, deixando a empresa sul-coreana e a Pirelli como os únicos pretendentes para o contrato de 2020-2023 da categoria.
A Pirelli, que é fornecedora exclusiva de pneus da Fórmula 1 desde 2010, quando a empresa italiana assumiu o comando da Bridgestone, já expressou sua intenção de permanecer na Fórmula 1 quando o acordo atual expirar no final de 2019.
Por isso irá participar no processo de licitação, juntamente com o concorrente Hankook, que, de acordo com o site ‘Racefans.net’, apresentou com sucesso sua proposta à FIA depois de aprovar os requisitos técnicos e de segurança iniciais determinados pela categoria.
No entanto, a tarefa da Hankook de se tornar fornecedor exclusiva da F1 pode ser complicada pela decisão do esporte de migrar de 13 para 18 polegadas em 2021, o que significa que a empresa que vencer a licitação precisará desenvolver uma especificação totalmente diferente de pneus enquanto continua fornecendo na especificação atual.
Isso é visto como um desafio técnico complexo que, no final das contas, pesara a favor da mais experiente Pirelli.
A próxima etapa do processo de licitação será o envio da oferta da Hankook para a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F1, que entrará em negociações financeiras com a empresa sul-coreana.
A Hankook é uma empresa global dentro da indústria automotiva, as atuais atividades de corrida da empresa sul-coreana incluem o fornecimento dos compostos para a Fórmula 3 Européia e DTM.