Helmut Marko sugere motores equalizados na F1

As mudanças visando reduzir as diferenças de performance entre as quatro unidades de potência da Fórmula 1 deverão se concretizar.

Helmut Marko, consultor da Red Bull, afirmou que seu chefe Dietrich Mateschitz pensou seriamente em abandonar a F1 no ano passado.

“Foi só a ideia de um motor independente alternativo e outras possibilidades que levaram o chefe a continuar”, declarou Marko ao jornal austríaco ‘Kleine Zeitung’. “Nós não queremos ter outro ano como aquele”.

No entanto, o plano do motor alternativo de Bernie Ecclestone foi cancelado recentemente, já que as fabricantes aceitaram cortar custos para os clientes. Porém, Marko sugere que a história ainda não terminou.

“Há sinais de que uma certa igualdade dos motores deverá ser imposta dentro de 2%, caso contrário o motor independente voltará ao jogo”, disse ele. “Nós já vencemos campeonatos mundiais com uma desvantagem maior do que essa”.

Então, com o espetáculo atual da F1 sendo criticado até mesmo por Ecclestone, Marko afirmou que é “muito importante” que as mudanças aconteçam para 2017.