O campeão mundial de Fórmula 1, Damon Hill, expressou sua preocupação com o circuito de alta velocidade de Jeddah. A pista sediará o primeiro Grande Prêmio da Arábia Saudita neste fim de semana, depois que o país garantiu um acordo de longo prazo com a F1.
Com uma velocidade média esperada de 252Km/h, a pista está a caminho de ser o circuito de rua mais rápido do calendário. Os organizadores projetam que os carros atingirão o pico a 322Km/h entre as seções das curvas 25 a 27.
Em entrevista ao podcast da ‘F1 Nation’, o ex-piloto afirma que a pista representa um alto risco para os pilotos, devido à pequena área de escape existente no circuito. “A pista, vamos descobrir, vai ser um grande desafio pelo que parece. Estou um pouco preocupado com a velocidade. Não há muita área de escape”.
“Eles têm a barreira SAFER que estão usando, como fazem em Indianápolis, mas será em uma velocidade muito alta e sem muito escoamento. Tão alto risco, alto risco. Isso sempre chama sua atenção como piloto de corrida”, disse Hill.
Este fim de semana será a primeira oportunidade para Max Verstappen conquistar seu primeiro título de F1. Porém, o impulso parece ser com a Mercedes, que venceu os dois últimos grandes prêmios. No entanto, Hill acredita que é muito difícil saber se o circuito será adequado para a Red Bull ou a Mercedes antes do fim de semana.
“É muito difícil de julgar, porque é uma pista com um aspecto muito incomum. Eu o comparei possivelmente com Baku, e fui repreendido por Ross Brawn, que disse: ‘Não, não é nada disso. É um tipo de pista completamente diferente. Tem cantos inclinados e outras coisas’”, disse Hill.
Apesar de ninguém ter uma ideia exata sobre o circuito, o ex-piloto acredita que isso seja bom. “Acho ótimo que ninguém saiba para onde estão indo. Este é um lugar completamente desconhecido, uma trilha desconhecida. É aquele ponto crucial do campeonato. Isso vai ser muito importante para o campeonato, essa corrida que está chegando”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon