A Fórmula 1 está prestes a entrar em um dos momentos mais transformadores de sua história, com uma reformulação completa de seus regulamentos técnicos a partir de 2026. Segundo Christian Horner, chefe da equipe Red Bull, as mudanças prometem redesenhar o esporte de uma forma que não é vista há décadas.
“2026 é o maior reinício em provavelmente os últimos 60 anos da F1, onde tanto o powertrain quanto o chassi estão mudando,” ele disse à mídia.
A última grande revisão de regulamentos ocorreu em 2022, quando o foco estava em melhorar o desempenho aerodinâmico e aumentar a competitividade no grid.
Com a chegada de 2025, as escuderias devem enfrentar uma temporada ainda mais competitiva, já que a estabilidade do ciclo atual de regras permitiu a aproximação de várias equipes do grid.
“Mas será igual para todos. Haverá vencedores e perdedores com isso”.
“Primeiramente, 2025 será o foco”, afirmou Horner.
O chefe de equipe também brincou sobre o hábito da F1 de alterar as regras quando as disputas se intensificam no grid: “A Fórmula 1 é muito boa em mudar as regras justamente quando as coisas começam a esquentar,” ele riu.