A dominância da Ferrai em Silverstone prova que tem o melhor motor da Formula 1 atualmente, diz o chefe da Red Bull Christian Horner
Christian Horner acredita que a Ferrari ultrapassou a Mercedes e é a fabricante de motores a ser batida na categoria.
A equipe alemã dominou claramente a categoria durante a era dos V6 Híbridos vencendo quatro campeonatos de pilotos e construtores nos últimos quatro anos, desde 2014. Entretanto a rivalidade entre Mercedes e Ferrari se tornou mais equilibrada nos últimos dois anos.
A equipe italiana fez grandes progressos na performance de seus carros na temporada atual e lidera os dois campeonatos no momento, com quatro vitórias nas 10 primeiras corridas. Mercedes e Red Bull tem três vitórias cada.
Os progressos da Ferrari também podem ser vistos nas equipes clientes Haas e Sauber. No GP da Áustria, por exemplo, os seis carros que usam motores Ferrari estavam no top 10.
Quando perguntado se a Ferrari tem o melhor motor atualmente, após a vitória em Silverstone, Horner respondeu: “Eu acho que estão elevando o padrão agora. Haas e Sauber estão progredindo bem também”.
“Esse fim de semana foi bem difícil para a Renault. A situação dos motores define em que nível estamos”.
“Não dá para se esconder atrás das estatísticas desse fim de semana. Há uma diferença a ser tirada e espero que com a Honda isso possa ser possível”.
Horner disse que os dados da Red Bull revelaram que estavam perdendo cerca de sete por cento de performance em tempo de volta comparado aos rivais, devido à documentada deficiência do motor Renault.
“Estamos muito expostos na defesa e no ataque”, disse Horner. “Você podia ver nas relargadas de Kimi. Na segunda relargada, ele perdeu algum tempo na Stowe mas já estava colado em Max nas curvas dois e três”.
“Infelizmente, Daniel não conseguia atacar Bottas mesmo tendo um pneu superior, grip e performance. Mesmo com o DRS aberto ele ainda estava ficando para trás nas retas”.