Nico Hulkenberg admitiu que o acidente na primeira curva em Spa-Francorchamps, foi devido ao seu erro de julgamento. O piloto alemão travou seus freios na primeira curva indo para La Source, escorregando até bater na parte de trás da McLaren de Fernando Alonso, que foi mandado voando por cima da Sauber de Charles Leclerc.
O acidente lhe rendeu uma penalidade de 10 posições no grid em Monza, para pressionar ainda mais a Renault, que teve um tempo difícil na corrida em Spa, com Carlos Sainz lutando no circuito de alta potência, para conseguir apenas um 11º lugar.
“Quando eu pisei no freio, ele travou as rodas da frente e eu deslizei”, explicou Hulkenberg à mídia após o acidente.
“Esses carros são aerodinamicamente sensíveis, especialmente com carros se amontoando à medida que você perde muita aderência e carga. Eu tenho que admitir que me pegou de surpresa”.
“Provavelmente foi um erro de avaliação meu, já que eu atrasei um pouco a freada, então é frustrante para mim, para a equipe e para os outros pilotos envolvidos no incidente. Isso é corrida e, infelizmente, essas coisas acontecem”.
“Nós temos Monza no próximo final de semana, então eu quero tirar isso do sistema o mais rápido possível e focar na próxima.”
A Renault estrategicamente levou penalidades por conta das unidades de potência para os dois pilotos em Spa, na esperança de um melhor desempenho em Monza, embora qualquer ganho seja um bônus, devido à alta demanda de potência que o circuito compartilha com a Spa-Francorchamps, um elemento que a Renault enfrentou intensamente.