A equipe de Fórmula 1 da Alfa Romeo anunciou a nomeação de James Key como seu novo Diretor Técnico.
Key assumirá oficialmente seu novo cargo em 1º de setembro.
O britânico se junta à Alfa Romeo vários meses após deixar a equipe da McLaren, que anunciou uma reestruturação técnica pouco depois do início da temporada de 2023.
Key possui mais de 25 anos de experiência na Fórmula 1 e assume o cargo atualmente ocupado por Jan Monchaux.
A equipe afirma que a nomeação de Key é uma “declaração de intenções” para a Sauber Motorsport, que se prepara para se tornar uma equipe de fábrica em 2026 por meio da aquisição pela Audi.
Esta não é a primeira passagem de Key pela equipe de Hinwil. De 2010 a 2012, ele trabalhou como Diretor Técnico da Sauber antes de se juntar à Toro Rosso.
“Estou muito feliz em retornar a Hinwil para trabalhar com antigos e novos colegas na Sauber; tenho lembranças muito boas do meu tempo lá antes”, disse ele.
“Estou ansioso para liderar o lado técnico da equipe em um dos momentos mais críticos de sua longa história, à medida que avançamos em direção a um futuro novo e emocionante.
“Há um enorme trabalho pela frente, mas estou confiante de que cada membro de nossa equipe trabalhando em Hinwil terá o comprometimento, determinação e vontade de nos levar ao topo.
“Sabemos que isso exigirá tempo, esforço e perseverança, e os resultados desse trabalho só serão percebidos nas próximas duas temporadas e além, mas temos uma jornada pela frente e um roteiro a seguir, no qual estou ansioso para começar.
“Agradeço a Andreas pela confiança que ele depositou em mim e estou ansioso para retribuir sua confiança e trabalhar em estreita colaboração com ele nos desafios e ambições que temos pela frente”.
A equipe da Alfa Romeo está programada para ser rebatizada como Sauber em 2024, já que a montadora italiana encerrará sua parceria antes da chegada da Audi.