A Toro Rosso confirma que a Honda deu um grande passo em frente, ao longo da pré-temporada, depois que o fabricante de motores japonês obteve mais “liberdade”.
Segundo envolvidos das equipes de Fórmula 1, a grande melhoria feita pela Honda desde saída da McLaren, se deve a mais “espaço para respirar” com seu novo parceiro, Toro Rosso. A equipe relatou que foi uma decisão acertada escolher trabalhar com a Honda.
O chefe técnico James Key, do time agora junto dos japoneses, confirma: “Nós dissemos a eles: Faça o que você precisa fazer com o seu motor. Não se preocupe com o chassi. Se isso significa um pouco mais de peso ou tamanho, encontraremos um caminho. Nós simplesmente não queríamos pressioná-los “, disse Key à publicação alemã “Auto Motor und Sport”.
Key disse que o resultado dessa liberdade, dada a fabricante japonesa, foi uma boa confiabilidade e capacidade de condução nos testes. Ele acrescentou: “Eu não sei o quanto a Renault conseguiu melhorar, mas não estamos longe do que estávamos acostumados em 2017. Eu acho que as diferenças que foram faladas no ano passado, foram um pouco superestimadas”, disse o chefe técnico da Toro Rosso.
O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, estima que o motor Honda possa estar no nível da Renault até o final de 2018.