Kevin Magnussen e Esteban Ocon lideram corrida por vaga na Renault

Kevin Magnussen e Esteban Ocon surgem como os principais candidatos para correr pela Renault na próxima temporada, depois de uma última tentativa de tirar Valtteri Bottas da Williams não ter dado em nada.

A montadora francesa não fez segredo do fato de estar interessada em Bottas, com o chefe de equipe Fred Vasseur tendo trabalhando com ele quando ele conquistou o título da GP3 em 2011.

Mas apesar de a Williams ter usado a opção em contrato por manter os serviços de Bottas no mês passado, efetivamente comprometendo o finlandês para a próxima temporada, a Renault confirmou que continuava tentando achar um caminho para pôr suas mãos nele.

Várias fontes sugerem que Bottas pediu à Renault mais tempos antes de assinar com um companheiro para Nico Hulkenberg para a próxima temporada – mas depois de conversas durante o fim de semana do GP dos EUA parece que todos os caminhos foram exauridos.

Isto significa que Bottas será confirmado para 2017 quando a Williams anunciar que assinou com o jovem Lance Stroll.

Com a Renault tendo falhado na tentativa de tirar Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso, suas opções estão diminuindo – apesar de eles acreditarem que o caminho é uma escolha entre Ocon e Magnussen.

Ocon, que é piloto do programa de jovens em desenvolvimento da Mercedes, tem um grande potencial e impressionou a Renault quando trabalhou como seu piloto reserva mais cedo neste ano.

No entanto, o futuro do francês depende da Mercedes, que pode decidir colocá-lo em sua equipe cliente Force India. Isto então deixaria o caminho livre para Magnussen ser mantido, com a Renault acreditando que a experiência e a pilotagem do dinamarquês produziram algumas grandes apresentações durante uma campanha difícil para a equipe.

A Renault parece não ter pressa para decidir, e provavelmente esperará até a situação de Ocon com a Force India estar resolvida.

Correndo por fora na disputa da vaga na Renault poderia estar Esteban Gutierrez, cuja chegada poderia abrir a porta para Magnussen correr pela Haas em 2017.