Kubica: “Testes permitem uma visão além do piloto de corridas”

Depois que Sergey Sirotkin assumiu o assento de corrida na equipe Williams, Robert Kubica teve que se contentar no seu papel de testes no time da F1.

Quando perguntado, sobre o que o piloto polonês pensa do seu primeiro teste de inverno de Fórmula 1 desde 2011, ele respondeu: “Isso me fez sentir bem. Quando você considera onde eu estava há doze meses, muito mudou. Aproveito a minha posição atual, me oferece muitos desafios e também oportunidades para ver como funciona a equipe, agora vejo muitas coisas de uma perspectiva diferente”, disse Kubica à publicação “Motorsport”.

Segundo Robert Kubica, essa nova tarefa proporciona um conhecimento mais profundo sobre o carro: “Os engenheiros, técnicos, mecânicos … toda a equipe está no trabalho, mas como piloto de corrida você não vê a situação tão profunda, tenho a oportunidade agora, esta é uma ótima oportunidade e eu gosto disso. Eu acho que será um ano interessante”, disse ele.

Kubica testou por dois dias para a Williams no Circuito de Barcelona-Catalunha. No entanto, o piloto evita dar um veredito da opinião sobre o FW41: “Ele deve permanecer interno. Mas acho que tenho uma imagem clara das coisas em que ainda temos que trabalhar. Essa otimização é um pouco mais a tarefa dos pilotos de corrida”, falou Kubica, evitando dar conclusões sobre o carro.

O polonês testou por quatro meio dias o novo Williams, mas na quarta-feira da primeira semana quase não houve nenhum teste, devido ao mau tempo. Na última sexta-feira, último dia do teste, Kubica ofereceu o lugar no cockpit para Lance Stroll, para que o canadense pudesse ganhar mais experiência com o novo carro.