Fernando Alonso acredita que, embora os carros de Fórmula 1 possam correr em Le Mans normalmente, os padrões de segurança no icônico circuito teriam que mudar.
Depois de completar uma volta de demonstração em seu carro Alpine F1 antes da última corrida das 24 Horas de Le Mans, Alonso está qualificado para avaliar o que seria necessário para a F1 correr no Circuito de la Sarthe.
“Poderia ser divertido correr lá”, disse Alonso. “Acho que não vai demorar muito em termos de preparação ou engenharia para a F1 ir a pistas como Le Mans.”
“Mesmo com um tempo muito curto, acho que nosso carro estava basicamente preparado para fazer aquela volta de demonstração e estava perto de uma situação de corrida. Mas eu não sei, nas velocidades de que estou falando, os padrões de segurança provavelmente significarão que algumas coisas terão que mudar na própria pista.”
“Será muito rápido e muito estreito em algumas das seções das retas, então, potencialmente, exigiria alguma mudança, mais na pista do que na comunidade da F1.”
Sobre a dificuldade de pilotar um carro de F1 no traçado de alta velocidade, Alonso acrescentou: “Não foi fácil porque, com um carro de F1, senti que as longas retas eram um pouco incomuns para os nossos pneus, para os nossos carros.”
“Os pontos de freada depois das longas retas foram um pouco complicados, porque os pneus dianteiros tendiam a travar e coisas assim. Se realmente eu forçasse, seria muito estressante, então, de certa forma, fiquei feliz por ter sido apenas uma volta de demonstração”, disse ele.
Embora capaz de pressionar seu carro mais do que em outras aparições de demonstração, a necessidade de reentrar imediatamente nos boxes impediu Alonso de marcar um tempo de volta.
Perguntado sobre que tempo de volta ele acredita ser possível, o espanhol disse: “Acho que a simulação disse algo de um pouco menos de três minutos.”
Em contraste, o tempo de qualificação para a corrida deste ano bas 24 horas, foi de 03 minutos e 23.900s, estabelecido por Mike Conway no Toyota TS050 Hybrid.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon