Categoria: F1
|
2 de setembro de 2022 12:18

Leclerc lidera 1-2 da Ferrari e é mais rápido do TL2 da F1 em Zandvoort. Verstappen é 8º

Charles Leclerc encerrou o primeiro dia de treinos do GP da Holanda da F1 como o mais rápido do pelotão. Nesta sexta-feira (2), o monegasco ditou o ritmo para fechar a abertura das atividades como o mais veloz do pelotão.

Assim como na primeira sessão em Zandvoort, uma bandeira vermelha se fez necessária. Dessa vez, o causador foi Yuki Tsunoda que escapou da pista e ficou preso na caixa de brita e além de não conseguir sair, também jogou detritos no traçado.

Além do incidente com o competidor da AlphaTauri, nenhum outro incidente foi notado do ensaio. Com isso, o titular da Ferrari conseguiu terminar na frente do companheiro Carlos Sainz, que fechou a tabela em segundo, a apenas 0s004. Lewis Hamilton, Lando Norris e George Russell completaram o top-5 do dia na Holanda.

O dia de abertura em Zandvoort não foi muito feliz para Max Verstappen. Após ter problemas na primeira sessão, não teve desempenho notável no TL2 e fechou apenas no oitavo posto a 0s697 do primeiro colocado.

Saiba como foi o treino livre 2 do GP da Holanda da F1:

Com céu azul, poucas nuvens, sol brilhando e casa cheia de torcedores de Max Verstappen, o segundo treino livre estava para começar e os pilotos já estavam nas últimas preparações para acelerarem em Zandvoort.

Entre as sessões, uma notícia que, esperada, encerrou uma das principais novelas do paddock da F1. A McLaren, após decisão favorável em audiência, anunciou a chegada de Oscar Piastri para a temporada 2023.

Após as luzes se apagarem e os boxes estarem abertos, os competidores logo saíram para as voltas de aquecimento dos pneus. Em um primeiro momento, grande parte do pelotão optou por pneus médios, apenas Verstappen e Alexander Albon foram de macios e Fernando Alonso de duro.

A primeira volta mais rápida da sessão foi do próprio holandês que, com 1min13s465, se colocou na ponta da tabela. Carlos Sainz e Charles Leclerc vinham na sequência para fechar o top-3.

A dupla da Ferrari, então, bateu o piloto da casa para se colocar nas duas primeiras colocações. O espanhol era o mais rápido com 1min13s412, enquanto o companheiro monegasco estava a apenas 0s025 da ponta.

Calçando os compostos mais macios, Alexander Albon apareceu na quinta colocação. O competidor vem empurrado de uma décima colocação em Spa-Francorchamps e, portanto, em alta.

Depois de 25 minutos completados da sessão, Pierre Gasly ainda não havia marcado tempo, sendo o único ainda zerado. Sem grandes explicações, a única fala da equipe foi que estava esperando para coloca-lo na pista.

A ordem na tabela de tempos era Sainz na primeira colocação, seguido por Lewis Hamilton, Russell, Alonso, Lance Stroll, Verstappen, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Leclerc e Mick Schumacher fechando o top-10.

Muitas voltas rápidas foram completadas, mas a parte final do segundo treino já estava mais reservado para os competidores fazerem as simulações de corrida. Apesar de características mais travadas, Zandvoort pode exigir muito dos pneus, o que pode tornar a prova bastante movimentada.

Outro ponto que também chama a atenção para o final de semana é a previsão do tempo para o sábado. No dia da classificação, o esperado é que chuva marque presença e isso pode misturar as coisas no pelotão.

Faltando 17 minutos para a bandeira quadriculada, Leclerc é o mais rápido do momento a apenas 0s004 de Sainz, segundo. Hamilton, Lando Norris, Russell, Stroll, Alonso, Verstappen e Ocon completando os dez mais rápidos.

Poucos minutos mais tarde, uma bandeira amarela, depois que se tornou vermelha, se fez necessária. O motivo foi porque Yuki Tsunoda escapou da pista e ficou atolado na caixa de brita sem conseguir sair.

A sessão foi retomada com pouco mais de dois minutos para a bandeira quadriculada. Aparecendo na oitava colocação, Verstappen tentou melhorar sua marca, mas sem sucesso.

Portanto, quem fechou o dia como o mais rápido foi Lecler. O monegasco puxou a dobradinha da Ferrari com Sainz em segundo. Hamilton, Norris e Russell completaram o top-5.

 

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon

 

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.