O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, acredita que o seu rival Sebastian Vettel “prejudicou a si mesmo” com sua conduta no GP do Azerbaijão, depois de a dupla ter um desentendimento antes de uma relargada.
Hamilton, liderando a corrida, tirou o pé quando fazia a Curva 15, enquanto preparava-se para a relargada, seguindo o segundo período de Safety Car, mas foi acertado por trás por Vettel.
Vettel gesticulou sua frustração e alinhou ao lado de Hamilton, antes de jogar o carro para cima do seu rival, os carros fizeram contato de roda com roda na “briga”.
O alemão da Ferrari recebeu uma punição de stop&go de 10 segundos por pilotagem perigosa e chegou na quarta posição, enquanto Hamilton terminou em quinto, tendo sido forçado a fazer um pit-stop adicional por conta do seu descanso de cabeça solto.
“Eu controlei o ritmo, como em todas as outras relargadas eu reduzi no mesmo lugar”, disse Hamilton. “Ele obviamente deu uma dormida e me acertou por trás, que para mim não foi um problema”.
“Pilotar do lado e deliberadamente acertar um piloto e sair sem uma punição maior é uma vergonha, ele ainda chegou em quarto, eu acho que isto é uma desgraça e ele prejudicou a si mesmo, para ser honesto”.
Quando dito ao Hamilton que Vettel disse que ali era um momento de provar sobre ser homem, Hamilton respondeu: “Se ele quer provar que é homem, deveríamos fazê-lo fora do carro, frente a frente.
“Eu acho que pilotar perigosamente daquela maneira pode colocar outro piloto em risco, por sorte estávamos andando lento, se estivéssemos mais rápidos poderia ter sido muito pior.
“Imagine todas as crianças assistindo Fórmula 1 hoje e vendo aquele tipo de comportamento de um tetracampeão Mundial… eu acho que isto diz tudo”.
Quando questionado se um título respeitável agora ficou sujo, Hamilton disse: “Não para mim, vou continuar.
“Nós tínhamos a melhor neste fim de semana, podemos continuar em frente no futuro, acho que em tempos difíceis é que as verdades surgem, então foi um bom dia para mim hoje”.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.