Lewis Hamilton e “próprios erros” podem ameaçar a vitória de Sebastian Vettel em Singapura

Chegando em Singapura, uma pista que deve beneficiar sua SF71-H, a única “coisa” entre Sebastian Vettel e a vitória, é o próprio Sebastian Vettel. E talvez Lewis Hamilton.

Na última temporada, Vettel estava três pontos atrás de Hamilton na disputa pelo título mundial, em um carro que parecia não se igualar com as Mercedes. Este ano ele está 30 pontos atrás, mas está no, considerado por muitos, o melhor carro do grid.

Vettel não pode cometer mais erros na temporada. Mas isso já foi falado depois de Baku, depois da França, depois da Alemanha e agora, depois da Itália.

Na última corrida da F1 em Monza, tudo estava preparado para a Ferrari levar a dobradinha em sua casa. No entanto, os Tifosi viram o alemão acertar Hamilton e rodar logo na primeira volta, caindo para o final do grid.

GP da Itália 2018 - Largada
Foto: AFP PHOTO / Miguel MEDINA

Apesar de Vettel terminar na P4, Hamilton pressionou Kimi Raikkonen para reivindicar uma vitória “inesperada” – podíamos afirmar depois da qualificação do sábado – no Grande Prêmio da Itália.

Neste fim de semana, Vettel está indo para um local onde cometeu um grande erro na temporada passada, embora ele possa não ter sido o maior culpado ou um erro propriamente “seu”.

Em 2017, largando na pole position, ele foi desafiado por Raikkonen e Max Verstappen. O holandês da Red Bull tocou Raikkonen, fazendo com que a Ferrari do finlandês acertasse Vettel. O tetracampeão mundial tentou continuar, mas com um carro muito danificado acabou abandonando.

Ele marcou o primeiro abandono duplo da Ferrari na primeira volta de um grande prêmio. A Scuderia, e mais notavelmente Vettel, tenta evitar repetir o desempenho e “entregar” o campeonato para Hamilton em busca de seu quinto título mundial. Ele detém 30 pontos de vantagem mais ainda 175 estarão em jogo.

Embora a Mercedes tenha vencido as duas últimas edições do GP de Singapura, eles foram ajudados em 2017 pelo incidente na primeira volta e novamente em 2016, quando um problema de suspensão na qualificação significou que Vettel largou do fundo do grid.

Acidente Largada - GP Cingapura 2017
FOTO: AFP/ MANAN VATSYAYANA

No ano anterior, 2015, Vettel dominou o final de semana do GP Assim também foi em 2011, 2012 e 2013, tornando-se o piloto mais bem sucedido em Singapura.

O sinuoso circuito da Marina Bay, com suas 23 curvas e muita umidade, parece se adequar bem para Vettel, mas a grande questão é se ele vai conseguir evitar seus próprios erros.

Mas enquanto boa parte dos fãs aguardam ansiosos pela disputa do mundial, vários pilotos estão lutando para manter suas carreiras na F1. Stoffel Vandoorne foi informado que ele não é mais um piloto da McLaren no final da temporada, enquanto Brendon Hartley parece precisar de uma “grande melhoria” se quiser permanecer na Fórmula 1 para a próxima temporada.

A lado mais triste pode ser o caso de Esteban Ocon. Um dos pilotos mais talentosos do grid, Singapura poderá ser sua última corrida com a Racing Point Force India antes de deixar seu assento para Lance Stroll, e talvez até mesmo seu “adeus” à F1.