Lewis Hamilton elogiou seu companheiro de equipe na Mercedes, Valterri Bottas, pelo seu desempenho “incrível” no treino classificatório, que o levou a conquistar a pole-position para o GP de Abu Dhabi.
Bottas e Hamilton duelaram pela liderança durante os três estágios da classificação em Yas Marina, com Bottas 0.035s mais rápido no Q1, antes de Hamilton superá-lo por 0.080s no Q2.
No Q3, Bottas cravou 1:36.231, a volta mais rápida do circuito, enquanto Hamilton respondeu com 1:36.403, uma diferença de pouco menos de dois décimos de segundo. O finlandês abortou sua última volta depois de não conseguir melhorar nas duas primeiras parciais da volta, mas Hamilton estava 0.009s à frente ao começar o último setor.
No entanto, Hamilton escorregou no setor final e perdeu tempo, assegurando a Bottas sua quarta pole da temporada, enquanto a Mercedes dominou facilmente a primeira fila do grid.
“Que volta! Ele teve um classificatório incrível, então parabéns!”, disse Hamilton, durante as entrevistas pós-classificação no grid de largada.
“Este é o último classificatório do ano, dei tudo. Parece que perdi um pouco de ritmo a caminho do classificatório, mas Valtteri fez um trabalho excepcional, então estou muito, muito feliz por ele”.
Questionado onde ele perdeu para Bottas em sua última volta classificatório, Hamilton disse: “De modo geral, eu acho que perdi um pouquinho aqui e ali. Eu acho que eu estava um décimo e meio mais rápido na Curva 1, e perdi nas Curvas 5 e 6.
“Eu todo modo, tem sido um ano incrível no classificatório e eu aproveitei bastante. Vi muitas bandeiras britânicas, há muitas pessoas aqui hoje, então agradeço”.