Lewis Hamilton liderou o primeiro treino livre desta sexta-feira pelo GP do Canadá, à frente do seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, e Sebastian Vettel, da Ferrari, como os pilotos usaram uma mistura de compostos de pneus.
Hamilton trabalhou para cravar um tempo em 1:14.755 em vários ‘stints’ de pneus supermacios, três décimos à frente de Rosberg, que testou os pneus ultramacios.
Vettel, que usou pneus supermacios, terminou um décimo e meio mais atrás em terceiro, com Max Verstappen, que usou macios, como o mais rápido da Red Bull.
Kimi Raikkonen foi o último piloto dentro do segundo do líder Hamilton, escapando por pouco de um incidente quando sua Ferrari raspou o muro na Curva 4.
Felipe Massa saiu da sessão logo no começo, como seu DRS falhou e não fechou na freada para a primeira curva, o enviando diretamente na barreira de proteção.
Valtteri Bottas ficou sendo o único a acumular dados do treino para a Williams, completando o maior número de voltas (30) para terminar em sexto, 1.5s atrás de Hamilton.
A dupla da Force India, Nico Hulkenberg e Sergio Perez, curtiram outro início promissor com sétimo e nono lugares respectivamente, em torno da Toro Rosso de Carlos Sainz Jr.
Fernando Alonso completou o top 10 pela McLaren, logo à frente de Daniel Ricciardo, da Red Bull, e seu companheiro Jenson Button, que enfrentou problemas técnicos.
Button passou muito tempo na garagem antes de ser enviado para a pista no final da sessão para uma volta exploratória, soltando fumaça do seu carro, e sendo imediatamente chamado de volta para os boxes por seu engenheiro.
Romain Grosjean e Esteban Gutierrez ficaram com 13o e 16o lugares pela Haas, com Daniil Kvyat, da Toro Rosso, e Massa entre eles.
Felipe Nasr conseguiu melhorar no fim da sessão para colocar sua Sauber à frente da Manor de Rio Haryanto, com seu companheiro Marcus Ericsson em 19o depois de enfrentar dificuldades no começo da sessão.
A Renault terminou em 20o e 22o com Kevin Magnussen e Jolyon Palmer, apesar da recente atualização do motor da montadora francesa, com Pascal Wehrlein, da Manor, entre eles.
O segundo treino livre desta sexta-feira em Montreal começa às 15h, horário de Brasília.