Lewis Hamilton supera Vettel e vence o GP do Canadá

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, superou Sebastian Vettel, da Ferrari, para conquistar a vitória no GP do Canadá, já que os líderes optando por estratégias diferentes, com Valtteri Bottas completando o pódio pela Williams.

Hamilton perdeu para Vettel na largada, mas uma parou somente uma vez, enquanto seu rival parou duas, para retomar a liderança, antes de administrar a vantagem até a chegada.

Bottas, outro piloto que parou somente uma vez, beneficiou-se de uma parada tardia para surgir em terceiro e conquistar o melhor resultado da Williams nesta temporada até agora.

Nico Rosberg conseguiu terminar somente em quinto, depois de um contato na primeira volta com seu companheiro Hamilton, diminuindo sua vantagem na liderança do campeonato para apenas nove pontos.

Assim que as luzes apagaram, Vettel aproveitou uma rápida largada para pular na frente dos pilotos da Mercedes, que tocaram rodas na freada para a Curva 1.

Hamilton permaneceu na pista para manter a segunda posição, atrás de Vettel, enquanto Rosberg acabou saindo da pista e eventualmente retornando na nona posição.

Hamilton começou a se aproximar de Vettel ao longo da corrida, mas não conseguiu fazer uma manobra, apesar de conseguir ficar dentro da zona de DRS nas duas retas.

Vettel iria em breve entregar sua liderança, no entanto, ao trocar seus pneus ultramacios para supermacios assim que o Safety Car Virtual estava acabando por conta do estouro do motor do carro de Jenson Button.

Ao colocar os pneus de banda vermelha, Vettel e Ferrari descartaram a estratégia de uma parada, com a Pirelli tendo selecionado o composto macio como obrigatório para a corrida.

Com os pilotos à frente parando para calçar os pneus macios, nas estratégias planejadas de uma só parada, Vettel conseguiu recuperar a liderança da corrida das mãos de Hamilton.

A vantagem de Vettel caiu de 13 para 10 segundos no momento em que fez seu segundo pit-stop para calçar pneus macios, e retornou à pista cerca de sete segundos atrás.

Apesar dos seus melhores esforços, Vettel não conseguiu alcançar Hamilton em seu ‘stint’ final e terminou com qualquer esperança de vitória com uma custosa travada de pneus na chicane final.

Hamilton então conquistou a vitória, sua quinta no Circuito Gilles Villeneuve, confortavelmente na frente de Vettel, com Bottas em terceiro depois de as duas Red Bull e Rosberg decidirem fazer duas paradas.

Max Verstappen defendeu bravamente sua quarta posição de Rosberg, que fez sua segunda parada por conta de um furo nos pneus, e chegou a rodar na chicane final ao tentar a manobra.

Kimi Raikkonen copiou a estratégia do seu companheiro Vettel, mas faltou o mesmo ritmo, terminando em sexto, à frente de Daniel Ricciardo, que fez sua segunda parada mais cedo depois de um furo.

Nico Hulkenberg e Sergio Perez conseguiram ambos marcar pontos pela Force India ao terminarem em oitavo e 10º lugares, respectivamente, dentro entre eles o piloto da Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., que largou em 20º.

Fernando Alonso pediu para abandonar a corrida na fase final, mas lhe foi negado, cruzando a bandeirada em 11º, à frente de Daniil Kvyat (Toro Rosso) e Esteban Gutierrez e Romain Grosjean, dupla da Haas.

Marcus Ericsson, da Sauber, e Kevin Magnussen, da Renault, terminaram em 15º e 16º depois de largar no fundo do grid, enquanto a dupla da Manor, Pascal Wehrlein e Rio Haryanto, tiveram entre eles o outro C35 de Felipe Nasr.

Magnussen e Nasr envolveram-se numa colisão na primeira volta na Curva 3; quando Nasr cruzou para fazer a curva, Magnussen não tinha para onde ir, tocando o brasileiro e fazendo com que ele rodasse.

Felipe Massa e Jolyon Palmer foram os outros pilotos que abandonaram por conta de problemas técnicos.

A próxima etapa da temporada 2016 de Fórmula 1 será realizada no Azerbaijão no próximo fim de semana, entre 17 e 19 de junho.

 

Confira o resultado do GP do Canadá:

20160612_canadiangp_race