Líder do campeonato da F1 em Interlagos não perde o título há 14 anos

Interlagos volta a receber a Fórmula 1 com a disputa pelo título mundial de pilotos aberta pela primeira vez após três anos. Com a vantagem de Max Verstappen sobre Lando Norris e Charles Leclerc, é certo que o holandês vai sair do GP de São Paulo ainda na liderança da tabela de pontos. E o histórico da pista brasileira joga a favor do piloto da Red Bull para o final da temporada, pois desde 2010, quem chega ao Brasil na ponta do campeonato, termina como campeão.

Naquela ocasião, Fernando Alonso, então piloto da Ferrari, desembarcou no Brasil com uma vantagem de 11 pontos em relação a Mark Webber, piloto da Red Bull. Lewis Hamilton, da McLaren, tinha um atraso de 21 pontos, e Sebastian Vettel, da Red Bull, estava distante 25 pontos do espanhol. O alemão terminou seis pontos à frente de Alonso e faturou o primeiro de seus quatro títulos mundiais.

Desde então, o campeonato chegou ainda com disputa pelo título de pilotos em outras quatro oportunidades: 2012, 2014, 2016 e 2021. Em todos os casos, o líder da tabela de pontos terminou a temporada com o título mundial. Sebastian Vettel, Lewis Hamilton (em duas oportunidades) e Max Verstappen foram os campeões nestes anos.

Em 2012, Interlagos recebeu a decisão do campeonato, e Vettel chegou ao Brasil com uma vantagem de 13 pontos em relação a Fernando Alonso. O alemão chegou a rodar em um contato com Bruno Senna na largada do GP do Brasil, mas se recuperou e cruzou a linha de chegada em sexto e, mesmo com o espanhol da Ferrari em segundo, em prova vencida por Jenson Button, acabou campeão do mundo pela terceira vez.

Na temporada de 2014, Interlagos recebeu a penúltima etapa de um campeonato dominado pela Mercedes e que viu Lewis Hamilton e Nico Rosberg lutarem pelo título até a última etapa. O inglês tinha 24 pontos de frente para o alemão, mas viu o companheiro de equipe vencer no Brasil, cortando a diferença para 17. Em Abu Dhabi, Hamilton venceu, viu Rosberg abandonar e celebrou seu segundo título.

O troco de Rosberg sobre Hamilton veio em 2016. Com a Mercedes dominante como nos anos anteriores, os dois pilotos mais uma vez protagonizaram aquele campeonato. Após uma quebra do inglês na Malásia, o alemão venceu no Japão e passou a precisar apenas de segundos lugares para ser campeão. Rosberg chegou ao Brasil com 19 pontos de frente, viu o companheiro vencer em Interlagos, mas celebrou o título em Abu Dhabi.

A última vez que o título chegou em aberto no Brasil foi em 2021. Naquela ocasião, Max Verstappen tinha 19 pontos de frente para Hamilton quando o campeonato chegou ao País. O inglês teve uma das maiores atuações da carreira e venceu em Interlagos. Porém, em uma decisão polêmica em Abu Dhabi, o holandês da Red Bull venceu a corrida e garantiu seu primeiro título mundial.

A programação para o Grande Prêmio de São Paulo de F1 será aberta na sexta-feira com o único treino livre do final de semana e o shootout para a Sprint, corrida curta que abre a programação do sábado, dia reservado também para a classificação. A corrida ocorre no domingo, a partir das 14h.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.