F1
|
10 de janeiro de 2019 17:22

Lowe afirma que Kubica é ‘old-school’ e sabe como as coisas funcionam

O diretor técnico da Williams, Paddy Lowe, disse que o impacto de Robert Kubica já está sendo sentido na equipe de Grove, já que ele sabe como o sistema funciona.

Kubica está fazendo seu retorno como piloto titular em 2019, depois de estar fora de uma corrida de Fórmula 1 por oito anos. O polonês sofreu um acidente de rally com risco de vida no início de 2011, que resultou na amputação parcial de seu antebraço.

Ele tem trabalhado em um retorno à F1 desde então, e assinou com a Williams para 2019 depois de passar a temporada de 2018 como seu piloto oficial de desenvolvimento e reserva. Apesar do fato de ainda não ter corrido pela equipe, Lowe afirma que outros membros da equipe são estimulados por sua chegada.

“É realmente ótimo ele trabalhar com a gente, é um ótimo membro da equipe”, disse Lowe ao Racer. “Todo mundo ama Robert, no escritório, na garagem. Eu me lembro de quando ele apareceu pela primeira vez, os mecânicos dizendo, ‘Yeah! é um piloto de verdade!”

“Ele é apenas um dos caras da velha escola que sabe como funciona, e isso traz um certo elemento para o que fazemos. Eu acho que esta será uma fantástica combinação com o novato George Russell do outro lado. ”

Lowe queria Kubica na McLaren

Kubica fez sua estréia na F1 pela BMW Sauber, passando três temporadas completas na equipe. Ele se juntou à Renault em 2010, e mais tarde, revelou que havia assinado um contrato para correr na Ferrari em 2012. No entanto, Lowe revelou que, quando ele trabalhou na McLaren, ele tentou trazer o polonês para a equipe de Woking.

“Eu sou um grande fã de Robert há muitos anos”, disse Lowe. “Houve um tempo na McLaren quando eu estava tentando empurrá-lo para lá. Estou um pouco confuso em minha mente em que ano foi, provavelmente, por volta de 2008 ou 2009”.

“Na McLaren, perdemos Alonso em 2007, então teríamos uma vaga. Então era isso ou se estávamos reconsiderando se manteríamos Heikki ou não no ano seguinte. Não me lembro, mas houve uma época em que eu estava me esforçando muito para colocá-lo no carro, porque ele era claramente um excelente candidato. Infelizmente nós não fizemos isso.”

Não há como dizer como será a performance de Kubica

Enquanto Kubica mostrou ritmo impressionante ao longo de seu primeiro período na F1, Lowe afirma que não há como dizer como ele irá se apresentar desta vez, tendo estado fora do jogo por tanto tempo.

“Onde ele vai com a performance, acho que até Robert diria que não sabemos. Ele é muito determinado e um personagem notável para fazer esse retorno. Eu acho que todos nós sabemos por que, é admirável por isso. Estamos todos olhando para frente, para ver como isso acontece, mas nós realmente não sabemos, e isso é parte do interesse e da excitação, particularmente do polonês!”

“Ele nem sequer pilotou e tem tido fãs dos mais engajados na arquibancada com bandeiras na chuva e tudo, e ele nem está pilotando! Toda corrida tem grupos de poloneses, eu conheço todos eles e eles querem autógrafos e tudo mais”, completou Lowe.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.