Lowe: “Seria bom atribuir pontos para os 20 carros”

O diretor técnico da Williams, Paddy Lowe, sugeriu que a Fórmula 1 tenha um sistema onde todos os 20 carros recebam pontos após cada corrida, já que ele acredita que aumentaria significativamente as brigas na parte de trás do pelotão.

A equipe de Grove tem sofrido bastante nesta temporada, caindo para o final após quatro temporadas consecutivas terminando entre os cinco primeiros no campeonato de construtores.

Não é à toa que Lowe, que é o grande responsável pelo carro FW41 deste ano da Williams, argumenta que um sistema de pontos onde todos os carros que terminem a corrida recebam pontos seria uma boa ideia.

O FOM pensou na situação em um estágio anterior, embora as reações tenham sido em grande parte positivas, não houve nenhuma ação concreta para levar a ideia adiante. Ainda assim, poderia ser implementado com o novo conjunto de regras em 2021.

“Isso realmente traz à mente essa sugestão de que o FOM fez para mudar a tabela de pontos”, disse Lowe ao ‘Motorsport’.

“Eu acho que com o esporte desenvolvido agora, o sistema de pontos parece um pouco atrasado.”

“Pontos para o top 15 ou todos os 20 seria bom.”

Lowe argumenta que esse sistema seria mais justo para equipes mais batalhadoras, como a Williams, que não vem tendo um bom desempenho, mas sempre consegue colocar os dois carros na linha de chegada.

“Uma das coisas que alcançamos este ano é que conseguimos dois carros muito mais confiáveis do que muitos de nossos concorrentes, mas não conseguimos nenhuma recompensa por isso.”

“Para os mecânicos que trabalham por longas horas, seja o carro rápido ou lento, eles só precisam garantir que eles não quebrem – e não recebem nada por isso.”

“É um trabalho duro e esses pontos de incentivo podem fazer maravilhas pela motivação das pessoas.”