Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, GP da Arábia Saudita, Jeddah, F1 2021 (Foto: XPB Images)
No próximo final de semana a F1 vai para Jeddah pela segunda vez em pouco tempo, para o GP da Arábia Saudita. Embora haja apenas alguns meses entre a corrida de 2021 e a próxima edição, houve algumas mudanças na pista. As conversas com os pilotos sobre a pista, em parte, fizeram isso acontecer. As mudanças devem garantir que os pilotos tenham uma melhor visibilidade no circuito de rua.
Não foram mudanças muito grandes. O circuito ainda terá 27 curvas e a velocidade também é extremamente alta este ano. Primeiro, haverá uma mudança na segunda e terceira curvas. Imediatamente após a seção de largada, os pilotos tinham que passar por uma chicane, e no ano passado vimos um acidente entre Charles Leclerc e Sergio Perez, e também entre George Russell e Nikita Mazepin.
Este ano, a visibilidade nessas curvas será um pouco melhor, pois a parede foram movidas cerca de dois metros para trás. O mesmo acontecerá nas curvas 14 e 21. A curva 14 é a segunda curva do segundo setor. A curva 21 é um pouco antes da chicane rápida, onde os pilotos passam em alta velocidade, e onde Mick Schumacher perdeu o controle de sua Haas na corrida do ano passado.
Mudanças também foram feitas na última curva, onde as coisas deram errado para Max Verstappen na qualificação. Enquanto as outras mudanças mantiveram os limites da pista, este não é o caso na última curva. Lá, os pilotos agora têm mais espaço na saída da curva.
Em consulta com os pilotos, a organização também substituiu vários muros. Em 2021 os pilotos já afirmaram que era preciso fazer alterações no circuito para melhorar a segurança.
Na temporada passada, os pilotos elogiaram a pista, com suas altas velocidades e curvas rápidas. No entanto, as únicas desvantagens eram que poderia ser perigoso e que a visibilidade era muito ruim em alguns pontos. Com as mudanças que a organização fez, eles esperam resolver esses problemas também, e que agora as corridas possam se tornar ainda mais emocionantes nesta edição.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.