O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, disse que mudar as regras no meio da temporada, não seria uma desvantagem decisiva no que diz respeito ao campeonato mundial. A FIA vai apertar as regras em relação às chamadas ‘asas flexíveis’.
Marko disse em uma entrevista ao Motorsport-Total.com que a Red Bull não tem culpa quando se trata da asa. “A asa passou no teste da FIA. Isso é o importante. Agora existem novos critérios que têm diretrizes diferentes de força”, disse Marko.
Para o austríaco de 78 anos, os regulamentos que mudam durante a temporada não são novidade. “Esse é sempre o resultado, quando novos regulamentos chegam e as equipes descobrem áreas cinzentas. Mas não é apenas a Red Bull que está sendo visada. Isso afeta outras equipes também”, disse Marko.
Além da Red Bull, Marko espera que Alpine e Alfa Romeo tenham que ajustar suas asas também. A AlphaTauri, equipe irmã da Red Bull, parece ter escapado da discussão, pois a equipe não tem peças aerodinâmicas móveis no carro.
Foi Lewis Hamilton quem percebeu as ‘flexões’ da asa traseira do carro da Red Bull, mas Marko acha que é principalmente um jogo psicológico. A Red Bull optou por uma asa traseira menor para ganhar alguma velocidade na Espanha. “Hamilton então viu quando ele estava atrás, que nós éramos relativamente rápidos nas retas e isso por conta da asa menor. É aí que duas coisas se juntam”, disse ele.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon