Max Verstappen, agora piloto da Red Bull, comemorou um “dia inacreditável” ao assegurar sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP da Espanha.
Verstappen pulou para segundo na primeira volta quando os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, bateram e assumiu a liderança ao desenrolar da sua estratégia de duas paradas.
Verstappen manteve Kimi Raikkonen atrás dele durante a fase final da corrida para tornar-se o mais jovem vencedor na história da categoria e o primeiro da Holanda.
“Esta corrida parecia de resistência, especialmente as últimas 10 voltas”, disse. “Eu não podia acreditar que estava liderando a corrida; nós seguramos os pneus e fizemos a melhor estratégia possível – é inacreditável”.
“O primeiro stint nos pneus macios andou bem, depois das Mercedes baterem, mas em algum momento você começa a destruir os pneus, então perdi terreno e decidi parar – nos médios o carro parecia ótimo”.
“Eu estava gerindo minha velocidade, meus pneus, tudo… fizemos a melhor estratégia possível”.
“Eu tinha um pouco de pressão do Kimi atrás de mim, mas é difícil ultrapassar, então foi o caso de não cometer erros, não travar os pneus e funcionou. Eu estava mirando um pódio, mas conquistar logo uma vitória é incrível”.
Verstappen também homenageou seu pai, Jos, depois de ter guiado a sua carreira no automobilismo até tão longe.
“Desde muito cedo meu pai me ajudou muito e conquistar isto é incrível”, concluiu.