Categoria: F1
|
26 de março de 2021 08:00

Mazepin é inscrito como atleta neutro por proibição de correr como russo

Nikita Mazepin será inscrito como um atleta neutro da Rússia em sua primeira temporada de Fórmula 1, com ‘RAF’ aparecendo no lugar de uma bandeira ao lado de seu nome.

O doping patrocinado pela Rússia fez com que atletas do país fossem proibidos de usar sua bandeira nas principais competições internacionais em muitas disciplinas, incluindo a Fórmula 1. Isso ocorreu após uma decisão do Tribunal Arbitral do Esporte em uma decisão da Agência Mundial Anti-Doping.

A lista de inscritos para o Grande Prêmio do Bahrein descreve a nacionalidade de Mazepin como ‘RAF’. Isso foi permitido em vez da frase “Federação Russa de Automóveis”, uma vez que a própria federação é representativa da Rússia.

Embora a licença de Mazepin seja emitida pela RAF, Mazepin não pode ser oficialmente descrito como um atleta russo este ano. Ele só pode usar descrições relacionadas à “Rússia” se receberem igual destaque ao termo “atleta neutro”.

A decisão do CAS também impede que os atletas “exibam publicamente a bandeira da Federação Russa (atual ou histórica), o nome ‘Rússia’ ou qualquer emblema nacional ou símbolo nacional em suas roupas em quaisquer instalações oficiais ou em outras áreas controladas pela FIA ou os organizadores das competições da FIA”.

O uniforme e o macacão da equipe Haas de Mazepin chamaram a atenção por incorporarem listras azuis, vermelhas e brancas semelhantes às da bandeira russa – que Mazepin está proibido de usar. Seu chefe de equipe, Guenther Steiner, confirmou hoje que a pintura do carro é “a mesma que estava no teste” na semana passada.

A proibição do CAS de inscrições russas continua até o final de 2022, o que significa que Mazepin terá que passar duas temporadas na F1 antes de poder correr sob a bandeira de seu país.

A situação é diferente para o único piloto russo de Fórmula 2, Robert Shwartzman, devido ao status inferior da série de suporte. A lista de inscritos para a abertura da temporada no Bahrein lista o membro da Ferrari Driver Academy como competindo com uma licença russa, e seu carro e macacão exibem a bandeira russa ao lado de seu nome.

No entanto, como a F2 oferece suporte à F1 em todas as suas rodadas, entende-se que o piloto da Prema também não terá bandeira ou hino no pódio se vencer uma corrida.

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.