A chegada de Nikita Mazepin causou polêmica na Fórmula 1 nos últimos meses. Isso se deve principalmente a algumas ações controversas do próprio piloto, dentro e fora das pistas, mas desta vez pode haver algo que está fora de seu controle.
Em dezembro passado, o tribunal desportivo internacional CAS finalmente chegou a um veredicto no caso de doping russo, com o resultado de que a Rússia não poderá participar de eventos esportivos nos próximos dois anos. Os atletas russos podem fazê-lo, mas apenas sob uma bandeira neutra.
Essa punição tem como objetivo principal manter a Rússia fora das Olimpíadas, mas também pode ter consequências para Mazepin, diz Alexey Popov, comentarista de F1 da Match TV. Durante o Rally de Monte Carlo na semana passada, um piloto russo (Nikilay Gryazin) teve que correr como um participante ‘neutro’.
“Pode haver uma solução”, disse Popov. “Em muitos esportes, eles agora competem sob a bandeira da federação nacional de esportes, neste caso seria a Federação Russa de Automóveis”. Embora isso não mude a questão de um possível hino nacional, Popov admite que as chances de Mazepin subir no pódio são mínimas.
Mazepin já afirmou, que estar recebendo tanta atenção negativa é resultado de um sentimento anti-russo. Esses desenvolvimentos recentes não irão tirar esse sentimento dele. O quão longe essa questão pode ir é demonstrado pelas dúvidas sobre o Grande Prêmio da Rússia. De acordo com Popov, possivelmente deve ser renomeado para GP de Sochi ou Krasnodar.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Da Toro Rosso até a Ferrari: a trajetória de Sainz na Fórmula 1; B3 Motorsport anuncia equipe na Stock Light:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon