Foto: Divulgação / Haas
Nikita Mazepin, ex-piloto da Haas, acredita que voltará ao grid da Fórmula 1 e será o próximo russo a competir na categoria novamente.
O piloto russo e seu patrocinador, a Uralkali, foram expulsos da equipe e sancionados pela FIA e por estados europeus, no início da guerra da Rússia contra a Ucrânia em 2022.
Eesta semana, o piloto de 25 anos afirmou que o automobilismo agora é apenas um hobby. No entanto, se a porta da F1 voltar a se abrir para a Rússia, Mazepin acredita que ele é o principal candidato para retornar à categoria.
“Tenho 25 anos agora”, disse ele à Forbes Rússia. “Acho que se um russo aparecer na Fórmula 1 nos próximos sete anos, serei eu. Porque se alguém me ligar e disser que tenho que entrar no carro em quatro meses, não haverá problema. E definitivamente estarei em perfeita forma física até pelo menos os 32 anos”, afirmou Mazepin, que atualmente treina para o triatlo enquanto também se prepara para disputar o Rally da Rota da Seda.
“Agora estou mais preparado do que quando comecei na Fórmula 1. E minha falta de experiência relevante nesses protótipos é corrigível muito rapidamente. Então, acho que se você for ver um russo na F1 em um futuro próximo, será uma pessoa com meu primeiro e último nome”, disse ele sorrindo.
Embora a situação política atual ainda dificulte essa possibilidade, o piloto russo mantém a esperança e se mostra confiante em suas habilidades. Mazepin também destaca sua dedicação ao esporte, mesmo fora da Fórmula 1, treinando para outras competições e mantendo-se em boa forma física.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.