A corrida nada inspiradora de Nikita Mazepin para a Haas no Grande Prêmio do Bahrein, foi a estreia de um piloto mais curta na Fórmula 1, em quase duas décadas.
Quando o piloto russo bateu na curva 2 na primeira volta da corrida no Bahrein, ele marcou um ‘recorde’ não muito desejado.
Foi a primeira vez que um estreante abandonou na primeira volta de seu GP de estreia, desde que Allan McNish e Felipe Massa foram envolvidos no infame engavetamento da curva 1 no Grande Prêmio da Austrália de 2002.
Falando após seu abandono, Mazepin aceitou a culpa pelo acidente e afirmou que estava ‘muito zangado’ consigo mesmo.
“Foi muito simples, cometi um erro, os pneus estavam frios e peguei a zebra. Eu dei muito acelerador e rodei, até bater no muro, totalmente meu erro”, disse ele.
“Lamento muito pela equipe, eles merecem muito mais do que isso. Estou muito zangado comigo mesmo e muito triste pela equipe.”
“Sempre há coisas positivas para tirar, meus dias na pista são muito longos, eles incluem um monte de coisas. A experiência de aprendizagem está aí.”
“Você aprende muito ao longo dos dias, tem seus altos e baixos, mas hoje foi um dos maiores problemas, a vida é assim.”
Isto pôs fim a um final de semana desanimador para Mazepin, que também rodou duas vezes na qualificação, e terminou em 20º e último lugar atrás do companheiro de equipe, Mick Schumacher na sessão.
O chefe da equipe Haas, Guenther Steiner, admitiu que não ficou surpreso ao ver Mazepin rodar devido à sua natureza de buscar o limite, mas acredita que ele e Schumacher, que também rodou de maneira semelhante mais tarde na corrida, não cometerão o mesmo erro de novo.
“Ele (Mazepin) estava pressionando um pouco mais, mas esse é sua característica mais do que qualquer outra coisa, apenas para tentar encontrar o limite”, disse Steiner.
“Não estou realmente surpreso com isso, ele está tentando fazer o melhor que pode e nosso carro não é fácil de pilotar. Eu acho que ele é um daqueles caras que se esforça muito.”
“Esta foi uma nova experiência em uma corrida, tentar lutar com outros carros e às vezes ser um pouco otimista demais, quanta tração você tem ou quanto o carro pode tirar de potência do motor”, concluiu.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon