McLaren anuncia saída de Seidl e traz Stella como novo chefe na F1 em 2023

O mercado de chefes de equipe da F1 está bastante movimentado neste final de 2022. Nesta terça-feira (13), a McLaren anunciou a saída com efeito imediato de Andreas Seidl e a chegada de Andrea Stella para o papel.

“Estou feliz de que Andrea vai assumir o papel de chefe de equipe e liderar nosso programa técnico e operacional. Andrea é muito talentoso, experiente e respeitado membro de nossa equipe com bastante experiência em liderança e sucesso na F1”, falou Zak Brown, CEO do time.

“Sua mudança para essa função é um grande exemplo de força que temos em nosso time e estou animado em trabalhar mais de perto com ele com foco em mover mais adiante no grid e em vencer corridas”, seguiu.

“Realmente gostei de trabalhar com Andreas. Nos deu ótima liderança para a equipe e teve importante papel em nosso plano de recuperação na F1 e jornada para retornar à frente do grid. Agradeço a ele pela transparência durante o processo, o que nos deu tempo para nos planejar”, completou.

Stella é um nome conhecido internamente, já que faz parte da McLaren desde a temporada 2015. Primeiro, era responsável pelas operações de corrida, depois diretor de desempenho e, desde 2019, diretor executivo.

Sua jornada na F1 começou na Ferrari, incluindo entre suas funções engenheiro de performance de Michael Schumacher e depois Kimi Räikkönen e Fernando Alonso.

“Eu me sinto privilegiado em assumir chefe de equipe como o próximo passo de ser parte da McLaren. Sou grato por Zak por sua confiança em mim e a todos meus colegas que sempre me apoiaram em minha carreira na F1”, falou Andrea.

“Estamos realistas sobre a quantidade de trabalho à nossa frente para voltar à subir no grid, mas estou animado e encorajado de que estou nessa jornada junto com um time cheio de talento, experiência, espírito de corrida e dedicação”, continuou.

“Estou ansioso para trabalhar de perto com cada um deles, Lando [Norris] e Oscar [Piastri], para juntos alcançarmos grande sucesso e aproveitarmos a jornada”, pontuou.

Já Seidl afirmou que “me juntei à McLaren em 2019 e realmente gostei de trabalhar com Zak e todo o time. Conseguimos alguns bons resultados e sempre vou ter boas memórias com Monza sendo um destaque pessoal e profissional. A equipe está e ótima trajetória e gostaria de agradecer a todos pelo apoio, confiança e comprometimento.”

“Obrigado a Zak e todos os apoiadores pelo entendimento de minha decisão pessoal para mudar para outro desafio. Desejo a Andrea e o time todo o melhor para o futuro”, encerrou.