Mercedes F1 e Red Bull podem ser impactadas por forte disputa em 2021, diz Brawn

Mercedes e Red Bull podem ser forçadas a se recuperar no início da nova temporada da F1, após sua forte disputa pelo título no ano passado.

Essa é a opinião do diretor-gerente de automobilismo da F1, Ross Brawn, que não ficaria surpreso se a luta até o limite que culminou em um final controverso em Abu Dhabi, acabasse afetando os protagonistas do título no que diz respeito ao desenvolvimento dos carros deste ano.

Mesmo que ambas as equipes tenham planejado e orçado de acordo com a revisão das principais regras para esta temporada, é provável que haja um efeito indireto da intensidade do desafio de 2021.

“Eles podem ser impactados”, disse Brawn, em um briefing de mídia. “Suspeito que ambos foram muito sensatos em equilibrar sua abordagem entre 2021 e 2022.”

“Alguns dos custos podem ser alocados de um ano para o outro, então algumas das ferramentas e coisas que você está fazendo em 2022, que puderam ser feitas em 2021, também podem ser transferidas.”

“Então, há várias coisas que ajudam a esse respeito, mas também é o seu pessoal e o fato de você ter seus recursos humanos dedicados a lutar por um campeonato muito intenso.”

“Algumas das equipes mais atrás não tiveram essa consideração. Eu sei que houve uma batalha entre McLaren e Ferrari, mas se eu fosse Ferrari e McLaren, no início do ano passado, eu estaria colocando tudo o que podia em 2022”, disse Brawn.

Brawn fez uma comparação com o que aconteceu de 2008 a 2009, quando McLaren e Ferrari se envolveram em uma grande disputa pelo título no ano anterior.

Isso culminou em Lewis Hamilton superando Felipe Massa para o título de pilotos por um ponto, após uma jogada decisiva sobre o então piloto da Toyota, Timo Glock, na última curva da última volta da corrida final no Brasil.

Mas, dadas as mudanças significativas na regulamentação aerodinâmica para 2009, as duas equipes foram pegas de surpresa, permitindo que a Brawn GP roubasse a cena e conquistasse os títulos.

“Em 2008, houve uma grande batalha entre duas das grandes equipes e eles caíram de cara no chão quando chegaram a 2009”, lembrou Brawn.

“Não acho que será tão grave este ano. Não estou prevendo isso, mas é um ponto muito bom. E é isso que vai acontecer daqui para frente, porque você terá que equilibrar seus recursos financeiros em cada temporada com a temporada seguinte.”

Referindo-se ao teto orçamentário, Brawn comentou: “Você não poderá mais gastar dinheiro com isso.”

“Isso era algo que equipes com bolsos fundos, ou sem limites para seus bolsos, poderiam fazer, apenas continuar jogando dinheiro no desafio, e eles não podem mais fazer isso. Acho que assim pode haver um grid muito mais competitivo no futuro”, acrescentou.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon