Segundo afirmou o ministro de Esportes, Arte e Cultura da África do Sul, Gayton McKenzie, a Fórmula 1 voltará a correr no país no futuro.
“Posso dizer a vocês que a F1 está definitivamente vindo para a África do Sul. A F1 nos disse que está interessada em vir, nos disse o que precisará para vir, e vamos lhes dar o que precisam para isso acontecer”, disse McKenzie em uma conversa com o influenciador de automobilismo, LalliesF1.
A Fórmula 1 não corre em solo africano desde 1993, quando Alain Prost venceu a corrida em Kyalami. Desde então, a categoria visitou todos os continentes, exceto a África e a Antártica. A Fórmula E já correu em Cidade do Cabo em 2023, mas McKenzie afirmou que ainda não foi decidido se a corrida da F1 será realizada na Cidade do Cabo ou na outra maior cidade da África do Sul, Joanesburgo. “Ainda há uma grande disputa no momento. Será Cidade do Cabo ou Joanesburgo? Essa decisão ainda não foi tomada”, acrescentou o ministro.
Em maio deste ano, Lewis Hamilton afirmou que a categoria deveria visitar o continente africano em vez de retornar constantemente aos mesmos países. “Não podemos adicionar corridas em outros lugares e continuar ignorando a África, que o resto do mundo simplesmente tira. Ninguém dá nada para a África”, disse Hamilton na época.
Se as palavras de McKenzie forem verdadeiras, é bastante provável que a solicitação de Hamilton acabe sendo atendida pela F1, obviamente depois que todos os acordos, principalmente os financeiros, forem definidos.