Morte de José Carlos Pace completa 40 anos

Há 40 anos, o piloto brasileiro José Carlos Pace falecia em um acidente aéreo, com apenas 32 anos de idade e no auge de sua carreira. Correu ao lado de nomes como os brasileiros Wilsinho e Emerson Fittipaldi.

Correndo na F2 Europeia, pela equipe de John Surtees enfrentou um grid tão forte quanto o da F1 com piltos como Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter, Carlos Reutemann, Patrick Depailler, John Watson e Wilsinho Fittipaldi.

Pace venceu uma única corrida na Fórmula 1 pilotando pela Brabham e foi no ano de 1975, no Brasil.  Wilsinho Fittipaldi deu entrevista a ‘ESPN’ e contou alguns momentos ao lado de Pace:

“Ele deixou um grande legado. Venceu o Grande Prêmio do Brasil em 1975, e já era para ter vencido na Argentina antes naquele ano. Só não aconteceu pois ele sentiu um mal súbito devido ao calor da pista. Ele iria vencer quando sentiu tontura dentro do carro, comentou Wilsinho.

José Carlos Pace
Pace, após vencer GP do Brasil em 1975 (Foto: Divulgação)

Wilsinho que é administrador da Fórmula Vee, categoria criada para profissionalizar e formas pilotos que desejam chegar até a Fórmula 1, comentou sobre sua amizade com Pace.

“Éramos amigos desde os 12 anos de idade. Corríamos juntos desde essa época, com carrinhos de rolimã. Nunca sonhávamos que um dia, chegaríamos a Fórmula 1. Ele sempre correu com dedicação. Sempre foi um grande esportista e fez o caminho exato de qualquer piloto que almeja um dia a Fórmula 1, passando por Fórmula 3, Fórmula 2, e outras categorias”, acrescentou Wilsinho.

José Carlos Pace receberá uma homenagem na próxima etapa da Fórmula Vee, que levará seu nome : Grande Prêmio José Carlos Pace.