Mudança de conceito no sidepod da F1 é impossível este ano, diz Tost

O chefe da AlphaTauri, Franz Tost, afirmou que é impossível para uma equipe alterar sua filosofia de sidepod este ano, com várias soluções diferentes tendo sido adotadas pelas equipes da F1.

A F1 adotou um conjunto radicalmente novo de regulamentos técnicos este ano, com todas as equipes exibindo interpretações únicas das regras.

Dos sidepods ‘desaparecidos’ da Mercedes aos designs esculpidos da Ferrari e da Red Bull, há uma variedade inesperadamente grande de conceitos no grid, sem uma imagem clara ainda sobre qual é o melhor.

Questionado sobre a dificuldade em mudar seu conceito este ano, caso a AlphaTauri tenha seguido o caminho errado, Tost disse: “É difícil, porque todo carro é projetado com uma filosofia aerodinâmica especial e não são apenas os sidepods.”

“Se você quiser mudar isso, precisará mudar a filosofia aerodinâmica completa, o que significa nariz, asas dianteiras, e é claro, como o fluxo de ar está chegando ao assoalho e ao difusor, incluindo os sidepods.”

“Este não é um exercício que você pode fazer em poucas corridas. Não, este é um exercício de muito longo prazo. Eu não acho que isso será possível para esta temporada.”

“Primeiramente, é uma nova filosofia que não é tão fácil de desenvolver, e em segundo lugar, também é uma questão de limite de custos, porque não podemos criar tantas novas soluções diferentes, porque as novas soluções incluem todas as peças.”

“O assoalho então. Parece fácil fazer um novo assoalho, mas para isso, você deve fazer o molde e depois fazer a peça, e o assoalho tem cerca de 60 a 70 padrões diferentes. Você tem que fazer os 60-70 moldes diferentes, e então você pode fazer qualquer outra coisa.”

“Isso é muito, muito caro e não acho que poderíamos fazer isso agora, porque em relação ao limite de custos, estamos no limite, calculando até o final da temporada e acho que nunca poderíamos construir um carro completamente novo”, acrescentou.

 

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon