F1
|
29 de setembro de 2023 10:37

Nakajima afirma que Toyota não tem planos de retornar para a F1, pelo menos por enquanto

Kazuki Nakajima, ex-piloto de Fórmula 1 e atual vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe, comentou sobre a possibilidade de a Toyota retornar à F1, declarando que atualmente a resposta é ‘claramente não’. No entanto, ele afirmou que essa postura pode mudar no futuro.

A Toyota ingressou na Fórmula 1 em 2002, e embora tenha alcançado pódios em várias ocasiões durante sua participação na categoria, a equipe nunca conseguiu conquistar uma vitória em GPs. No final da temporada de 2009, a Toyota saiu da F1 como construtor e fabricante de motores e não participou mais da categoria desde então.

Durante o GP do Japão no último final de semana, a McLaren surpreendeu ao anunciar a contratação de Ryō Hirakawa, piloto da Toyota no WEC, como seu piloto reserva para a temporada 2024 da F1. Esse movimento gerou especulações sobre um possível interesse da Toyota em retornar à principal categoria do automobilismo.

Nakajima, no entanto, esclareceu que por enquanto, isso não está nos planos da Toyota, mas ele não descartou a ideia completamente. “Por enquanto, a resposta é um claro não”, afirmou Nakajima. “Isso se trata simplesmente de dar a um piloto a oportunidade de ingressar na F1. No entanto, nunca se sabe o que o futuro reserva, e há muitos rumores circulando.”

Embora a McLaren esteja encerrando seu uso do túnel de vento da Toyota em Colônia, a Toyota indicou que está aberta a futuras colaborações com a McLaren. Nakajima explicou que foi a McLaren que procurou estabelecer essa parceria, com o CEO da Toyota, Akio Toyoda, acreditando que oportunidades na Fórmula 1 não devem ser negadas a pilotos da Toyota.

Nakajima observou que, embora Hirakawa tenha 29 anos, o momento é adequado para ele dar os primeiros passos na Fórmula 1. Ele também destacou que a idade não é o único fator importante para um piloto na F1, citando o sucesso de Fernando Alonso, que tem 42 anos e conquistou sete pódios em sua primeira temporada com a Aston Martin este ano.

“Algumas vezes, a idade desempenha um papel secundário, basta olhar para Fernando Alonso”, disse Nakajima. “É mais uma questão de timing do que de idade. Ryo adquiriu muita experiência em várias categorias, e o momento é certo para ele ingressar na Fórmula 1”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.