O terceiro dia de teste da pré-temporada da F1 começou com muito atraso nesta quarta-feira (28), devido as condições do forte inverno europeu. Com o mau tempo previsto com bastante antecedência, algumas equipes começaram a pressionar por uma mudança no cronograma, ainda no início da semana de teste. Mas os esforços de alguns times, para reprogramar a agenda em Barcelona da quarta-feira, não tiveram sucesso.
Ainda mais cedo, o chefe da equipe Haas falou sobre a decisão do reagendamento do teste e até sobre uma possível mudança do local da pré temporada.
Mas as questões de troca de datas se tornaram complicadas, pelo fato de que a Williams já tem um dia de filmagens privado na pista, reservado para a sexta-feira, e a Ferrari no sábado. A próxima segunda-feira, dia anterior ao início da segunda semana de teste, foi discutido como uma possível alternativa.
Qualquer alteração requer o acordo de todas as 10 equipes, como consta na regulamentação esportiva da FIA: “O cronograma de teste será finalizado no prazo de 21 dias da primeira publicação do calendário do campeonato, as mudanças só podem ser feitas após essa data com o acordo de todos os concorrentes “.
Enquanto algumas equipes estão tentando remarcar as datas, fontes de dentro dos times da F1 revelaram para a publicação ‘Autosport’, que mais de uma equipe se recusou a concordar com as mudanças. O motivo seriam problemas logísticos, por exemplo, com pessoal que está com voos agendados entre a Espanha e suas bases de origem.
Além disso, as regras da FIA relativas aos testes indicam especificamente que nenhum teste pode ser superior a quatro dias, estipulando: “dois testes, abertos a todos os concorrentes, com duração não superior a quatro dias consecutivos realizados entre 1 de fevereiro e 10 dias antes do início do primeiro evento do campeonato.” Adicionar um dia extra na segunda-feira, dia 5, estenderia o teste da segunda semana em cinco dias.
Isso significa que, mesmo que as equipes concordassem com tal mudança, a FIA ainda teria que verificar com seu próprio departamento jurídico sobre a segurança e ignorar as suas próprias regras. Além disso, a federação deveria já ter chegado à um acordo até a terça-feira, para que a sessão desta quarta pudesse ser formalmente cancelada antecipadamente.
Embora os carros não estejam podendo aproveitar a pista de fato, o teste dessa quarta-feira agora é considerado como tendo ocorrido.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.