Niki Lauda, presidente não-executivo da Mercedes, diz que o piloto Valtteri Bottas tem que “pensar”, depois de ter falhado na qualificação do Grande Prêmio da Austrália. A falha do piloto finlandês da Mercedes, custou a briga pela pole com o colega de equipe Hamilton, assim como com a Ferrari e diretamente com a Red Bull de Verstappen.
Bottas caiu fora da qualificação, durante o início de sua primeira volta no Q3. O piloto saiu com o carro na primeira curva, depois de fazer um traçado muito aberto, batendo então no muro e destruindo sua Mercedes. Pedaços do F1 W09 ficaram espalhados por toda a pista, obrigando uma bandeira vermelha, para limpar a bagunça espalhada ao redor do circuito.
Valtteri Bottas declarou que perdeu a traseira do carro, ao corrigir o traçado
Niki Lauda ficou desapontado, ao perceber que a equipe perdia naquele momento, a chance de fechar a primeira fila do grid com as Mercedes. Apesar do acidente, Lauda insiste que vai “motivar” Bottas antes do Grande Prêmio da Austrália, para trazer de volta o nível de confiança do finlandês e garantir que ele possa lutar por vitórias e pole positions no futuro.
“Infelizmente Valtteri tem que pensar sobre isso, porque ele poderia ter estado lá. Vou motivá-lo e trazê-lo de novo. Ele fez tudo certo, mas infelizmente uma coisa não. Nós vamos trazê-lo de volta”, disse Niki Lauda, falando sobre o acidente após a classificação.
Bottas vai perder 5 posições no grid, devido a troca de peças no carro após acidente