O tricampeão de Fórmula 1, Niki Lauda, se submeteu a um transplante de pulmão na última semana, e de acordo com os médicos do Hospital Geral de Viena, onde está o ex-piloto, ele se recupera bem. Contudo, existiu a chance de Lauda não resistir.
De acordo com Marco Idzko, chefe da divisão de pneumologia do hospital, o tricampeão não teria sobrevivido mais de uma semana sem o transplante, “o Sr. Lauda sofria de uma alveolite hemorrágica. Trata-se de uma inflamação dos alvéolos (as bolsas aéreas no interior dos pulmões), acompanhada de hemorragia no interior do pulmão, tecido e trato respiratório “.
Depois do tricampeão ter adoecido, os médicos conseguiram controlar o problema respiratório com terapias, mas chegou ao estado critico de Lauda precisar de ajuda mecânica para respirar. O médico explica que devido a sua idade, 69 anos, suas células do sistema imunológicas atacaram seu tecido pulmonar, obrigando a equipe prosseguir para o transplante, “infelizmente, depois de 10 dias em tratamento intensivo, por causa do suprimento de oxigênio crítico, a terapia se intensificou”, diz o cardiologista Gottfried Heinz. “Tivemos que fazer uma substituição pulmonar mecânica, uma ECMO – uma oxigenação por membrana extracorpórea”.
Lauda, que agora esta consciente e se recupera bem, teve que passar a frente na fila de doação, devido a urgência do caso, atribuída pela LAS (Lung Allocation Score), que mede o índice de urgência de acordo com aluns critérios estabelecidos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.