Nikita Mazepin e seu pai, Dmitry, foram ambos adicionados à lista de sanções da União Europeia. Eles são dois dos 14 empresários russos a serem sancionados devido a ligações com o governo da Rússia.
A medida ocorre enquanto a pressão continua a crescer no Kremlin após a invasão em curso na Ucrânia, que fez mais de dois milhões de refugiados fugirem do país do Leste Europeu. Mazepin Jr foi dispensado pela Haas quando a equipe respondeu à crise, além de romper laços com o patrocinador Uralkali, o fabricante de fertilizantes à base de potássio de propriedade de Mazepin Sr.
Ambos os nomes apareceram em um documento publicado no jornal oficial da União Europeia, listando as 14 pessoas adicionadas recentemente à crescente lista de sanções. As razões por trás do lugar de Mazepin Jr na lista afirmaram: “Nikita Mazepin é filho de Dmitry Arkadievich Mazepin, Diretor Geral do JSC UCC Uralchem.”
“Como o Uralchem patrocina a Haas F1 Team, Dmitry Mazepin é o patrocinador principal das atividades de seu filho na equipe.”
“Ele é uma pessoa física associada a um importante empresário (seu pai) envolvido em setores econômicos de fornecem uma fonte substancial de receita ao governo da Federação Russa, responsável pela primeira anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.