Após dois meses, a temporada 2024 da F1 Academy, categoria 100% feminina que foi um dos eventos-suporte da Fórmula 1 em sete GPs, está de volta à atividade para uma reta final intensa, com duas etapas em dois fins de semana seguidos. O primeiro desafio será no Lusail International Circuit, no Catar. E a brasileira Aurelia Nobels estará de volta ao carro #22 da ART Grand Prix para seguir na luta para encerrar o ano entre as dez primeiras colocadas do campeonato neste ano.
A piloto Shell tem 22 pontos marcados nas cinco primeiras etapas da temporada 2024. Está empatada com a inglesa Jessica Edgar, décima colocada, mas perde nos critérios de desempate. Por isso, pontuar neste fim de semana, no Catar, e no próximo, em Abu Dhabi, será extremamente importante para se consolidar no top 10 da F1 Academy.
É a primeira vez que a F1 Academy vai correr no Lusail International Circuit, que fica localizado a 30 quilômetros do centro da capital Doha e a menos de 10 do Lusail Stadium, palco da final da Copa do Mundo de 2022 entre Argentina e França. É mais um desafio físico para as pilotos: no ano passado, os representantes da Fórmula 1 sofreram com desidratação e cansaço extremo ao longo da corrida. Recheado de curvas de alta velocidade e raio longo, o circuito tem 5.419 metros e 16 curvas.
É uma pista desconhecida em condições de corrida para Aurelia Nobels e as pilotos do grid. Entretanto, a F1 Academy realizou três dias de testes coletivos entre os dias 14 e 16 de novembro em Lusail para haver uma melhor adaptação para o fim de semana de provas. A categoria fez o mesmo no fim de outubro no Circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi, que encerra o campeonato na próxima semana.
A piloto da equipe ART GP e vencedora da seletiva global FIA Girls on Track Rising Stars em 2022 terá dois treinos livres de 40 minutos na sexta-feira. A classificação, com 30 minutos de duração, será na manhã de sábado. A primeira corrida será no fim da tarde de sábado e a segunda, na manhã de domingo, tudo nos horários de Brasília.
A F1TV, serviço de streaming oficial da Fórmula 1, exibe para o Brasil os treinos livres, o classificatório e as corridas – também com o Bandsports – da sexta etapa do calendário da F1 Academy direto do Lusail International Circuit, no Catar.
O que ela disse:
“Tivemos três dias de testes no Catar semana passada, além disso, corri por aqui no começo do ano e consegui subir no pódio, o que me deixa super confiante para este fim de semana. Conseguimos fazer diversas mudanças no carro ao longo dos testes por aqui e acredito que encontramos o melhor setup possível.
O quali é muito importante no Catar, é uma pista difícil de ultrapassar, então classificar bem vai ser fundamental. Teremos duas sessões de treinos antes de classificar, o que é muito bom para poder acertar ainda mais o setup do carro. Vamos trabalhar para terminar bem o ano, que não foi dos mais fáceis para nós e buscar bons resultados nas etapas que faltam.”
Aurelia Nobels