Lando Norris classificou o sistema de pontos de penalidade da F1 como “estúpido” e “não o que a F1 deveria ser” depois de ser punido por forçar Sergio Perez a sair da pista durante o Grande Prêmio da Áustria neste final de semana.
O piloto da McLaren terminou em terceiro, mas poderia ter conseguido o segundo lugar se não tivesse recebido uma penalidade de cinco segundos pelo incidente com Perez, que foi empurrado para a pista na curva quatro ao tentar ultrapassar Norris pelo lado de fora.
Norris também recebeu dois pontos de penalidade em sua licença, elevando sua contagem para 10 por um período de doze meses. Embora ele esteja efetivamente a dois de uma proibição de corrida, dois pontos serão eliminados de seu recorde antes do Grande Prêmio da Inglaterra.
Os incidentes pelos quais Norris somou pontos incluem ultrapassagens sob bandeiras amarelas em uma sessão de treinos no ano passado e não desacelerar o suficiente para bandeiras amarelas em uma sessão de qualificação.
No recente Grande Prêmio do Azerbaijão, Norris também foi punido por não parar no pit stop durante a bandeira vermelha, acreditando que escolheu a opção mais segura ao não fazê-lo na época. Refletindo sobre essa lista, Norris disse:
“Na minha opinião, devem ser decisões sobre quando alguém fez algo perigoso, colocou alguém em perigo e fez algo que não deveria ter feito. Então você tem corridas e quando as pessoas têm que usar senso comum.”
Referindo-se ao que se desenrolou em Baku, em particular, Norris acrescentou: “Como minha abordagem do incidente em Baku com a bandeira vermelha e não boxeando quando deveria, não coloquei ninguém em perigo. Na verdade, foi o contrário e fiz tudo com segurança. Por que deveria merecer pontos de penalização por isso?”
“Por que eu deveria merecer pontos de penalidade por alguém entrar no cascalho? Nada do que eu fiz é perigoso. Talvez em alguns casos você mereça uma penalidade na pista porque você fez algo ruim em termos de corrida e apenas cometeu um erro, mas você tem coisas que as pessoas fazem de vez em quando que são puramente perigosas.”
“Se você realmente ultrapassar em uma bandeira amarela e fizer algo que coloque as pessoas em perigo, então eu entendo os pontos de penalidade para um piloto, e se isso somar, você será banido da corrida. Mas para pequenas coisas como esta, é estúpido na minha opinião. Não é o que a Fórmula 1 deveria ser. Eu esperaria e espero que outras pessoas me apoiem neste tipo de opinião.”
Norris continuou a questionar a consistência da forma como as regras são aplicadas, citando Max Verstappen quando disputou posições no Grande Prêmio da Emilia Romagna contra Lewis Hamilton.
Com tamanha complexidade em tais situações de corrida, Norris chamou comissários para fornecer aos motoristas a oportunidade de discutir incidentes antes que as penalidades sejam aplicadas.
“Não quero reclamar porque a manchete disso provavelmente será Lando disse algo sobre os administradores ou o que seja. Mas há casos suficientes de pessoas que fizeram coisas como o que aconteceu na corrida e saíram impunes. Não acho que tudo o que eles fazem está errado. Existem muitas regras boas em vigor e muitas coisas que eles devem manter.”
“Mas apenas usando um pouco de bom senso de vez em quando e revisando aqueles incidentes do passado e talvez não nos dando uma penalidade logo na corrida, como pelo menos ter a chance de falar comigo como um piloto ou Perez como piloto.”
“Tenho certeza que Perez diria que eu o empurrei para fora, mas em vez de apenas dar uma penalidade em uma corrida e depois não poder fazer nada a respeito. Pelo menos nos dê a chance de debater, colocar nossa palavra, argumentar e declarar nosso ponto de vista e então talvez conseguir uma penalidade, mas não arruinar a corrida de alguém enquanto está competindo por causa de algo que não foi sua culpa.”
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon