O sucesso vem do entendimento das minhas fraquezas, diz Gil de Ferran

Muito do quem tem acontecido com a McLaren desde o Grande Prêmio da França uma semana atrás, em meio as notícias sobre uma crise em Woking, o quartel general da equipe, é em parte pela súbita troca do diretor de competições Eric Boullier que foi imediatamente substituído por Gil de Ferran.

De Ferran tem um impressionante currículo como piloto, vencendo duas vezes o campeonato da Fórmula Indy (2000 e 2001) e também a 500 Milhas de Indianápolis em 2003 com a equipe Penske. Ironicamente, seus maiores sucessos vieram quando ele pilotava carros com motores Honda.

Em 2005, ele foi nomeado como diretor esportivo da BAR-Honda mas ele deixou a equipe em Julho de 2007 depois de ficar crescentemente incomodado com a equipe. Alguns anos depois ele correu algumas etapas da American Le Mans Series com um LMP Accura ARX com a bandeira de De Ferran Motorports.

Em 2010 ele montou a De Ferran Dragon Racing, na Fórmula Indy, mas fechou as portas em 2011.

O ex-piloto de 50 anos, está agora em Silverstone, na sua nova função como Diretor Esportivo da McLaren, e pronto para os novos desafios, ele disse: “Está claro para mim que há muito talendo dentro da equipe”.

“Para qualquer lugar que eu olhe, eu vejo caras espertos. Caras que estão aqui há muito tempo, alguns são novos e jovens, e com certeza existe muito talendo e força cerebral. Como Zak disse, a chave é comunicar-se e trazer clareza para certas coisas. Tenho confiança que isto nos ajudará a progredir rapidamente”.

Sobre seu estilo de gerenciamento, De Ferran diz: “O sucesso que obtive como piloto e como homem de negócios, veio de eu realmente tentar entender quais eram as minhas fraquezas. Eu não sou um desses que tem medo de olhar no espelho e dizer, Eu poderia ter feito melhor aqui e eu poderia ter feito melhor ali. O que nós precisamos fazer para melhorar ?”.

“A segunda coisa que eu percebi logo cedo na minha vida, é que o sucesso nunca vem sozinho, por si próprio. Você não consegue sucesso sozinho. Muitas poucas pessoas são capazes de alcançarem muitas coisas na vida por si mesmas. A maioria é parte de uma equipe e entender como colocar essa equipe junta, trabalhando juntas, mantendo as pessoas focadas e motivadas e realmente entenderem onde estão indo e verdadeiramente comprometidos”, é a chave.

“As melhores ideias vem no meio de uma noite quando você está pensando coisas boas para fazer no dia seguinte. É assim que eu pessoalmente funciono e é esta filosofia que estou trazendo para o meu trabalho. Originalmente era como um conselheiro para Zak, como eu estava observando as coisas, e agora eu tenho a oportunidade de fazer isso com mais responsabilidade”.

Depois de sua primeira sessão de classificação nesta posição, De Ferran resumiu: “Este final de semana foi um pequeno passo à frente em termos de competitividade. Nós estamos melhorando em termos de competição”.

“A única coisa que podemos controlar é a nossa performance, então nós temos que continuar avançando”, concluiu De Ferran.