Oliver Rowland acredita ser o “segundo favorito” por vaga na Renault

O piloto de desenvolvimento da Renault, Oliver Rowland, reconhece que é o “segundo favorito” para uma vaga em 2018 na equipe, colocando-se atrás de Robert Kubica na lista.

Rowland segura a segunda posição no campeonato da Fórmula 2 deste ano, 50 pontos atrás do piloto apoiado pela Ferrari, Charles Leclerc, tendo conquistado duas vitórias e mais seis pódios.

Ele também realizará uma demonstração no E20 de 2012 da Renault neste fim de semana, com a montadora francesa participando de um show no Gamma Racing Day em Assen.

No começo desta semana, Rowland assistiu com interesse o retorno oficial de Kubica à Fórmula 1, e seu companheiro de equipe na F2, Nicholas Latifi, também apoiado pela Renault, cravar algumas voltas no RS17 em Hungaroring.

“Obviamente estou tentando conseguir a vaga para o próximo ano, e vi que o Kubica tem testado, então estou de olho nisto”, disse Rowland à seção de F1 do site da ‘Channel 4’.

“Meu companheiro de equipe na F2, Nicholas, testou um dia antes, então eu peguei algumas informações com ele. Nós dividimos muitas informações dentro da F2. Eu conversei com ele e ele disse que teve um bom dia.

“Isto é bom para mim também já que ele é uma boa referência para a Renault para me comparar a ele e compará-lo ao Robert.

“Mas você nunca sabe direito das coisas com estes testes, as equipes andam com muito combustível e você nunca sabe realmente qual ajuste eles estão usando em seus motores, então do lado de fora é difícil dizer exatamente o que está acontecendo”.

Rowland continuou a discutir a dinâmica na Renault, com seus companheiros de desenvolvimento Latifi e Sergey Sirotkin também tentando subir, e Kubica sendo avaliado para retornar.

“Obviamente Robert foi um piloto incrível em sua época”, disse Rowland. “Ele se machucou, ele voltou, tem algumas restrições com seu braço, então temos que ver como isto o afeta e que desempenho ele tem com isto.

“Robert chega com muito apoio e todos gostariam de vê-lo voltar para a Fórmula 1, o que é o por que é um pouco difícil para mim conseguir a vaga quando ele está na disputa.

“Como para os outros dois, Nicholas é meu companheiro na F2, então há uma comparação direta. Se ele conseguir me superar, então ele deveria ter uma vaga na F1 e se acontecer o inverso, gostaria de pensar que teria também.

“Sirotkin fez a GP2 no ano passado e terminou em terceiro, mas eu gostaria de pensar que estou fazendo um trabalho um pouquinho melhor. Nós fomos companheiros de equipe em 2014 na World Series by Renault e eu o superei.

“Eu não vejo chegando com o maior apoio no mundo, mas segundo favorito atrás de Robert. Eu o respeito e seria ótimo vê-lo lá se não houvesse uma disputa pela vaga!”.

Enquanto isso, a Renault alinha Nico Hulkenberg e Jolyon Palmer na Fórmula 1, mas os rumores indicam um futuro curto para o segundo, dada à sua dificuldade de chegar ao Q3 e marcar pontos.

Tem sido falado que Palmer poderia ser substituído já no GP da Bélgica, mas o chefe da Renault, Cyril Abiteboul, negou isto antes da pausa de verão.