A McLaren comprometeu parte de seu primeiro teste para a Fórmula 1 2018 por um “problema de 2 libras” no começo da semana, depois que um parafuso soltou-se do escapamento do novo carro da equipe britânica.
O MCL33 sofreu danos causados pelo fogo na terça-feira, quando o parafuso do escape se soltou enquanto Stoffel Vandoorne pilotava, levando a um longo período de inatividade para realizar os reparos.
Nesta quinta-feira, a McLaren teve um problema diferente, com altas temperaturas na parte traseira causando um buraco na carroceria, embora fosse apenas aparente e não tenha causado queda no desempenho.
O carro continuou na pista com a mesma carenagem danificada, devido à falta da peça para substituição.
“Foi apenas um parafuso que soltou-se do escape”, disse o diretor de corrida da McLaren, Eric Boullier.
“Então, tivemos um problema de 2 libras que nos custou muito tempo na pista, porque tudo ficou queimado na parte traseira do carro, então tivemos que reconstruir a caixa de velocidades e toda a traseira.
“Nada mais que isso. Não nos custou muito no design, é mais o tempo que perdemos na pista. Como pode ver o design ainda é o mesmo e o carro está funcionando”.
Referente ao problemas de quinta-feira, ele acrescentou: “O resfriamento é o primeiro assunto que as equipes estão gerenciando na primeira semana de testes. Em um caso em que você tenha um novo parceiro de motor, você pode ter refazer algo para retirar o calor do carro.
“Nós podemos ver na carroceria, há algumas listras, mas isso é apenas porque temos que nos certificar de que existem as proteções de calor adequadas, consideramos todos os ‘bolsões’ de calor e nos certificamos de que podemos modificar e alterar o resfriamento dentro da carroceria”.
Apesar de alguns problemas, o clima melhor permitiu que a McLaren fizesse um bom progresso com o carro nesta quinta-feira. “Finalmente nos livramos do mau tempo e das falhas mecânicas no carro para que pudéssemos seguir o nosso programa”, acrescentou Boullier.
“Nós, obviamente, ajustamos o nosso programa, nós o comprimimos para dar algumas prioridades a alguns itens, mas hoje estamos começando a coletar dados sobre a aerodinâmica, e até mesmo trabalhando em algumas alterações mecânicas agora”.