Sergio Pérez começou o final de semana do GP do Azerbaijão da F1 na frente. No primeiro treino livre realizado na manhã desta sexta-feira (10), o mexicano tratou de impor o ritmo para terminar a sessão como o mais veloz no pelotão.
A etapa em Baku apenas começou, mas já é possível ver um claro domínio da Red Bull. Tanto o vencedor do GP de Mônaco quanto Max Verstappen foram os únicos competidores que se mantiveram na primeira colocação, e sempre com larga vantagem para o restante do grid.
Então, na fase final do treino, calçando o pneu macio, Pérez tratou de anotar a marca de 1min45s476 para fechar o ensaio em primeiro. Charles Leclerc veio em segundo, com Verstappen, Carlos Sainz e Lewis Hamilton completando os cinco primeiros.
As ruas do Azerbaijão estão deixando bastante evidentes as quicadas nos carros. As equipes que mais têm sofrido com o efeito porpoising são Mercedes e Ferrari, mas Red Bull também tem balançado bastante na reta principal.
Saiba como foi o treino livre 1 do GP do Azerbaijão da F1:
O sol brilhava forte em um céu sem nuvens para a primeira sessão do final de semana do GP do Azerbaijão. Logo o cronômetro começou a regressiva no cronômetro, os competidores logo deixaram os boxes.
Ainda nos primeiros minutos da sessão, um safety-car virtual foi necessário na sessão. O motivo foi um vazamento aparentemente do radiador do carro de Mick Schumacher, que precisou parar na área de escape.
Então, restando 50 minutos para a bandeira quadriculada, o treino foi retomado. Verstappen era o primeiro colocado, seguido por Pérez, Gasly, Daniel Ricciardo e Charles Leclerc completando os cinco primeiros.
Na escolha dos pneus, a grande parte do pelotão estava com o jogo de médios. As exceções ficavam na dupla da Ferrari que optou pelos duros, e a dupla da Aston Martin, que calçavam os macios – e apareciam em 18º e 19º.
A Mercedes, que parecia ter resolvido a questão da quicada do carro em Barcelona e ter um carro mais estável em Mônaco, está mais uma vez sofrendo bastante com o porpoising nas ruas de Baku.
Mais um carro de segurança virtual precisou ser acionado durante o treino. Dessa vez, o responsável foi Nicholas Latifi que precisou parar sua Williams no traçado após problemas e relatar que havia “morrido”
Ensaio retomado e o holandês da Red Bull segue na primeira colocação com a marca de 1min46s932. Leclerc, Pérez, Fernando Alonso e Sainz completam o rol dos cinco mais velozes.
Neste momento, parte dos competidores começava a ir aos boxes para a primeira parada da sessão. A dupla da Red Bull, agora nas duas primeiras colocações, tinha mais de 0s500 de vantagem para os demais adversários.
Nas imagens da transmissão, não é a apenas a Mercedes quem tem sofrido bastante com o porpoising. Inclusive, Carlos Sainz chegou a comentar no rádio da Ferrari que as quicadas estavam bastante intensas.
Restando 25 minutos para o encerramento da primeira atividade, Verstappen segue em primeiro, com Pérez, Leclerc, Gasly, Yuki Tsunoda fechando o top-5 e, portanto, com a Red Bull dominando os cinco primeiros.
Depois da primeira sessão de visitas aos boxes, parte dos pilotos trocou de pneus. Agora, a maior parte optou pelo macio, inclusive o holandês, que baixou sua marca para 1in45s810, único na casa de 1min45s.
Entretanto, o atual líder da classificação acabou superado por seu companheiro de equipe. O mexicano, também com o composto macio, anotou 1min45s476 e superou o antigo tempo em 0s334.
Durante sua volta, Verstappen se queixou com as condições na pista. “O vento na reta principal ainda está insano”, chegou a comentar no rádio da Red Bull. Apesar de não sofrer com o porpoising tanto quanto Mercedes e Ferrari, é possível ver o quanto quica na reta.
Menos de dez minutos para o encerramento, a maior parte dos pilotos estava calçando pneu macio, com Alonso, Lance Stroll, Sebastian Vettel e Esteban Ocon fugindo do comum ao usarem os sets médios.
Bandeira quadriculada e Pérez ficou com o melhor tempo da manhã em Baku. Leclerc, Verstappen, Sainz e Hamilton completaram os cinco mais rápidos da sessão.
Confira os tempos da primeira sessão de treinos livres da Fórmula 1 no Azerbaijão:
1) Sergio Pérez (Red Bull), 1’45.476
2) Charles Leclerc (Ferrari), 1’45.603
3) Max Verstappen (Red Bull), 1’45.810
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’46.012
5) Fernando Alonso (Alpine/Renault), 1’46.571
6) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’46.667
7) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull), 1’46.696
8) George Russell (Mercedes), 1’46.705
9) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull), 1’46.830
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’46.917
11) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’47.691
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’47.847
13) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’47.946
14) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), 1’47.970
15) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’48.078
16) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’48.222
17) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’48.419
18) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes), 1’48.810
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes), 1’50.921
20) Mick Schumacher (Haas/Ferrari), 1’58.332
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon