Oscar Piastri expressou sua insatisfação com a incoerência nas decisões dos comissários da FIA, após o incidente entre seu companheiro de equipe, Lando Norris, e Max Verstappen no Grande Prêmio dos EUA de F1. Norris recebeu uma penalidade de cinco segundos por ultrapassar Verstappen fora da pista, o que o rebaixou de uma posição no pódio para o quarto lugar.
Piastri destacou a falta de clareza nas diretrizes de combate na pista, mencionando um episódio similar em que ele foi penalizado no sprint: “Se você olhar para o meu pênalti no sprint, foi basicamente uma cópia carbono de Max e Lando, mas eu fiquei na pista e recebi o pênalti. Então, não está muito claro.”
O piloto da McLaren reforçou a dificuldade de julgar esses incidentes, especialmente quando ambos os carros saem da pista, como foi o caso de Norris e Verstappen: “Acho que é um pouco difícil dar uma penalidade quando os dois caras saíram da pista.”
Piastri também questionou a capacidade dos comissários de julgar situações tão delicadas: “Para os comissários, que geralmente não dirigiram muito um carro, é muito difícil julgar isso no momento”, afirmou.
O piloto australiano também mencionou que a McLaren estava insatisfeita com o fato de Verstappen ter forçado Norris para fora da pista na primeira curva, o que facilitou a ultrapassagem de Charles Leclerc. Mesmo com essas críticas, Verstappen agora lidera o campeonato de pilotos com 57 pontos de vantagem sobre Norris, restando cinco corridas para o final da temporada.
Piastri finalizou sugerindo que mais esclarecimentos sobre as diretrizes de pilotagem são necessários: “Tenho certeza de que teremos algumas perguntas sobre isso.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.