Oscar Piastri venceu sua primeira corrida na Fórmula 1 neste domingo (21). O australiano fez uma corrida impecável para vencer o Grande Prêmio da Hungria. Foi dia de dobradinha da McLaren, com Lando Norris na segunda posição. Lewis Hamilton, da Mercedes, completou o pódio.
A grande disputa da corrida foi entre Max Verstappen e Hamilton. Com o carro melhor e muito mais rápido, Verstappen tentou várias vezes ultrapassar Hamilton nos estágios finais da corrida, mas um erro do piloto da Red Bull resultou em um toque entre os dois. Verstappen, dessa vez, levou a pior e acabou perdendo a posição também para Charles Leclerc, da Ferrari, que colocou o SF-24 na quarta posição.
Carlos Sainz, no outro SF-24, terminou na sexta posição, à frente do segundo RB20 de Sergio Perez.
George Russell, companheiro de equipe de Hamilton na Mercedes, fez uma boa corrida de recuperação para receber a bandeira quadriculada na oitava posição.
Yuki Tsunoda, da RB, e Lance Stroll, da Aston Martin, completaram a zona de pontuação na P9 e P10, respectivamente.
A corrida
Norris não largou bem e Piastri tomou à frente por dentro da pista antes da Curva 1.Verstappen tentou por fora, enquanto um “three wide” se formou na primeira curva, mas acabou indo para fora da pista.
O piloto da Red Bull assumiu a segunda posição, mas foi orientado pela equipe a devolver a posição e evitar uma penalidade.
Piastri, Norris, Verstappen e Hamilton eram os quatro primeiros nos estágios inicias da corrida.
Na volta 16, Hamilton foi o primeiro do pelotão da frente a ir aos boxes. Ele retornou com pneus duros e imediatamente foi o mais rápido na pista.
Um giro depois, foi a vez de Norris. O britânico voltou à frente de Hamilton, na P5. Na volta 18, o líder Piastri fez sua parada e Verstappen era o novo líder, enquanto a Red Bull optava por deixar o tricampeão mais tempo na pista.
Quando fez sua parada, cinco voltas depois dos rivais, Verstappen voltou atrás de Hamilton na quarta posição.
Lá na frente, Piastri tinha quatro segundos de vantagem para Norris, que tinha mais quatro para Hamilton.
Na volta 30, das 70 previstas, Verstappen se aproximava perigosamente de Hamilton. A vantagem que era de quase sete segundos depois da primeira parada, caia rapidamente e já era de 1,8s.
Pouco depois, no giro 34, Verstappen já podia usar o DRS para ultrapassar Hamilton. Na primeira tentativa, Hamilton se defendeu bem do piloto da Red Bull. A situação era boa para a McLaren, com a diferença aumentando volta a volta.
Na segunda tentativa, um erro de Verstappen favoreceu Hamilton, que manteve a P2. O piloto da Red Bull tentou a ultrapassagem por fora na Curva 2 e acabou saindo da pista.
Verstappen perdeu espaço e demorou algumas voltas para a terceira tentativa, também sem sucesso.
Na volta 41, Hamilton foi para os boxes e voltou com pneus duros novos na quinta posição, atrás de Sainz.
Piastri, Norris, Verstappen, Sainz e Hamilton eram os cinco primeiros colocados na volta 42. Pelo rádio, Verstappen reclamou da equipe dizendo que “todos estavam se beneficiando do undercut” sobre ele.
Norris fez sua segunda troca de pneus na volta 45 e retornou cinco segundos à frente de Hamilton, na quarta posição. Piastri, que liderava a corrida, ficou por duas voltas na pista, e voltou atrás de Norris, na terceira colocação. Verstappen, novamente, era o líder, mas por pouco tempo.
Na volta 49, Verstappen foi aos boxes e voltou com médios na quinta posição. Norris, Piastri, Hamilton, Leclerc e Verstappen eram os cinco primeiros.
Faltando 14 voltas para o fim da corrida, Verstappen passou Leclerc e ia em direção a Hamilton. A diferença entre os dois era de 1,8s.
A McLaren, pelo rádio, pediu para Norris devolver a liderança para Norris. A equipe lembrou o britânico que sacrificou parte da estratégia do australiano para lhe garantir a segunda posição.
Na volta 64, Verstappen e Hamilton se encontraram na Curva 1. Verstappen tentou por dentro, mas acabou travando as rodas e atingiu Hamilton. Como resultado, Verstappen terminou a corrida na quinta posição, atrás de Leclerc.
Norris, enfim, segurou seu MCL38 na reta principal e seguiu o pedido da equipe liberando Piastri para sua primeira vitória na Fórmula 1. Norris e Hamilton completaram o pódio.
Confira o resultado do GP da Hungria de F1:
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Carlos Sainz (Ferrari)
7) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
8) George Russell (Mercedes)
9) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
13) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
14) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
15) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
18) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
19) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
DNF) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.