Os pilotos da F1 elogiaram o desempenho da barreira de proteção,TecPro, no enorme acidente que encerrou a corrida da Fórmula 2 no domingo.
A corrida da F2 foi encerrada com bandeira vermelha depois que Jack Aitken e Luca Ghiotto se enroscaram na curva três. A dupla bateu fortemente na barreira TecPro do lado de fora da curva, mas ambos foram capazes de sair de seus carros sem ajuda.
O grande impacto causou danos severos à barreira e a corrida não pôde ser reiniciada. No entanto, Daniel Ricciardo estava entre aqueles que ficaram impressionados com o desempenho da barreira.
“Foi obviamente um acidente muito grande”, disse o piloto da Renault. “Acho que o TecPro foi muito bom para isso. Fiquei bastante surpreso que eles escapassem tão facilmente, o que obviamente era o que eu queria ver.”
“Eu definitivamente diria que o TecPro é muito importante em algumas dessas curvas de alta velocidade. Ele absorve muito e deixa o carro meio que desacelerar gradualmente pelo que parece.”
O carro de Ghiotto pegou fogo depois que ele saiu dele, e demorou vários minutos para que os fiscais controlassem o fogo.
“Não quero ser crítico em um acidente desses, mas os fiscais, acho que foram muito lentos para apagar o fogo”, disse Ricciardo. “Obviamente Ghiotto tinha saído do carro, mas eu gostaria de pensar que eles teriam agido mais rápido se ele estivesse lutando para sair.”
George Russell, que se envolveu em um forte acidente com Antonio Giovinazzi em Spa, também ficou impressionado com o desempenho da barreira.
“Obviamente, foi muito positivo ver aqueles caras saírem dos carros tão rapidamente”, disse ele. “Foi um impacto muito grande, foi uma velocidade assustadora e acho que mostra o grande trabalho que a FIA tem feito junto com a F2 para criar um carro tão forte.”
“Essa barreira TecPro também foi muito interessante. Obviamente, isso diminuiu muito bem a velocidade. O que foi realmente muito bom, você não teve um efeito rebote, que é muitas vezes o que acontece com as barreiras de pneus, como você viu no acidente de Giovinazzi em Spa. Batendo em uma barreira de pneu e você ricocheteia na linha de traçado dos outros.”
No entanto, Russell também expressou preocupação com as implicações potenciais do incêndio. “O único aspecto negativo é que o TecPro passou por cima do carro, aquele carro acabou pegando fogo e ele teve muita sorte de poder sair dele.”
“Se o TecPro tivesse ficado em cima de seu capacete, poderia ter sido uma história diferente. Mas, em suma, ver um acidente nessa velocidade é chocante e a forma como todos se afastaram foi revigorante para os pilotos.”
O diretor de corridas da FIA, Michael Masi, visitou o local do acidente enquanto os fiscais consertavam as barreiras. Ele disse que a FIA examinaria o incidente de perto para ver quais lições poderiam ser aprendidas, mas ele estava satisfeito com a velocidade com que o incêndio foi extinto.
“O desafio, é que era uma grande distância entre dois postos de controle de onde ocorreu o acidente”, disse ele.
“Assim que a corrida foi interrompida e todos os carros haviam passado, também vimos fiscais do outro lado da pista se dirigindo ao local. Então eu acho que nas circunstâncias, sim, ver um incêndio nunca é bom, a parte positiva foi que os dois pilotos saíram ilesos, que é o elemento mais importante de todos.”
Com tudo isso, a corrida foi interrompida após sete voltas e não reiniciada. Metade dos pontos foram atribuídos aos competidores.
Masi disse que foi ‘lamentável’ que a corrida tenha sido encurtada, mas que era preciso seguir com o cronograma. E, em segundo lugar, o grau desse acidente e o reparo que precisou acontecer, demorou cerca de 90 minutos para ser feito.
“Então eu acho que o que aconteceu, sim, foi uma pena que o campeonato de Fórmula 2 da FIA não conseguiu completar sua corrida, mas isso acontece ocasionalmente”, concluiu Masi.
Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Clique e experimente o DAZN grátis por 1 mês!
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 29/09/2020 – Filho de Michael Schumacher vai fazer sua estreia oficial na F1:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon