Um dos principais temas durante o briefing dos pilotos na sexta-feira (22), foi sobre a famosa chicane de Paul Ricard, os pilotos pediram a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para que ela fosse removida, com a intenção de melhorar as corridas da França.
Brendon Hartley, que já deu voltas no circuito sem a chicane atual, aprova que ela deve ser retirada, “uma longa linha reta potencialmente criará mais ultrapassagens”, disse o piloto da STR.
O pedido também gira em torno de dar uma melhor corrida aos fãs, Sergio Perez contestou isso a Charlie Whiting, diretor de prova da FIA, “para melhorar as ultrapassagens, melhorar o show e torná-lo mais interessante”.
Em uma prova que todo segundo conta, o tetracampeão Lewis Hamilton, também citou o fato da pista se tornar um labirinto “há muitas linhas diferentes que você pode pegar e é complicado encontrar pontos de referência na pista”, disse o inglês. Daniel Ricciardo concorda com Hamilton, mas diz já estar se divertindo com o Circuito, “é meio aberto, você pode se perder com todas aquelas linhas azuis e vermelhas, mas o layout era mais divertido do que eu pensava”.
A entrada dos boxes é outra preocupação, a medida tomada foi reduzir o limite de velocidade, normalmente em 80km/h para 60km/h.
Mesmo com todos os pedidos, a alteração não seria possível para este final de semana, já que os carros estão configurados para o atual layout e por questões de segurança, a FIA teria que executar simulações para ver como a curva 10 seria afetada pela alta velocidade, o que não há tempo de ser feito até a corrida no domingo (24).