A fornecedora de pneus da Fórmula 1, Pirelli, destacou que espera uma estratégia de um pit-stop sendo a mais rápida abordagem para o final da temporada, o GP de Abu Dhabi.
A Pirelli escolheu os três compostos mais macios – os pneus hipermacios, ultramacios e supermacios – para lidar com o circuito de Yas Marina.
Os pneus ultramacios ou supermacios precisam ser usados por pelo menos uma volta durante a corrida de 55 voltas deste domingo.
A fabricante italiana de pneus destacou que um ‘stint’ de 18 a 22 voltas nos ultramacios, antes de calçar os supermacios até a bandeira quadriculada, deve ser a estratégia mais rápida.
Todos os cinco primeiros colocados no grid – a dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, a dupla da Ferrari, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, e Daniel Ricciardo, da Red Bull, – largarão com os ultramacios.
Isto porque eles conseguiram cravar suas melhores marcas do Q2 com o composto de banda roxa.
A Pirelli antecipa que uma alternativa da estratégia de uma parada é andar de 8 a 12 voltas nos hipermacios antes de usar os supermacios pelo restante da corrida.
Os demais pilotos do top 10 terão que largar de pneus hipermacios.
A Pirelli também destacou que uma estratégia de dois pit-stops, andando de cinco a oito voltas com os hipermacios antes de dois ‘stints’ de 22-25 voltas nos ultramacios é provavelmente muito próximo em termos de tempo.
O GP de Abu Dhabi terá sua largada neste domingo às 11h10 (horário brasileiro de verão, GMT -2).