A Pirelli confirmou quais tipos de pneus que os pilotos da Fórmula 1 devem usar nos Grandes Prêmios da Espanha e do Canadá.
Em Espanha, o fabricante de pneus italiano escolheu os pneus médios, macio e supermacio. Já para o Canadá, estão escalados os supermacio, ultramacio e o hipermacio para pista de Montreal. Essa é a primeira vez que o hipermacio é confirmado, embora o pneu provavelmente também será usado no Mônaco antes. Por razões logísticas, as opções para a Austrália, Bahrein, China e Azerbaijão foram feitas anteriormente.
A FIA havia permitido que a Pirelli alterasse o prazo para as opções de pneus para ontem, então a fabricante pode usar mais dados dos testes para tomar sua decisão de escolha.
Por exemplo, se percebeu que o novo hipermacio, dura mais do que o esperado. “O hipermacio foi melhor do que pensávamos. Nós pensamos que era um pneu para uma volta rápida, mas Nico Hülkenberg conseguiu terminar três voltas, para um circuito exigente como Barcelona, isso não nos incomodou”, disse Nick Chester engenheiro da Renault.
O tipo de pneu mais macio – o hipermacio – deve ser usado na qualificação dos pilotos que iniciam o Q3. O top 10 tem que devolver o pneu usado para a Pirelli depois. Já aqueles que começam fora dos dez melhores, podem ficar com todos os pneus antes da corrida.